Recife recebe mais de mil armas não letais para uso pela Guarda Municipal
Recife aderiu ao programa Município Mais Seguro, do Governo Federal, que prevê investimentos na Guarda Municipal da cidade
Com informações de Luciana Queiroz, repórter da TV Tribuna
A partir do ano que vem, os 1.644 guardas municipais do Recife vão poder usar armas não letais. O armamento, doado pelo Governo Federal, foi apresentado nesta quarta-feira (26) no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte da cidade. O evento contou com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.
São 1.040 sprays incapacitantes, também conhecidos como spray de pimenta, e 125 armas de eletrochoque. A iniciativa faz parte do Programa Município Mais Seguro. Um convênio foi firmado entre a Prefeitura do Recife e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O prefeito João Campos também assinou um decreto que regulamenta o uso do armamento não letal. Todos os agentes de segurança receberão treinamento e capacitação psicológica para manuseio das armas.
Nesta primeira fase o investimento do Governo Federal será de R$ 170 milhões, destinados a 215 cidades. A primeira fase contempla municípios com efetivo composto por mais de 100 agentes de segurança. Recife foi a primeira cidade do Brasil a aderir a este programa. Os guardas municipais da capital receberão também coletes, câmeras corporais e, no início do ano que vem, armas de fogo, segundo o secretário Mário Sarrubbo.
Comentários