Recife lança edital de apoio às bibliotecas comunitárias
As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho. A iniciativa é do Prograna Cidade leitora
Escute essa reportagem
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã - SESEC e Rede de Bibliotecas pela Paz, publicou um edital de Chamamento Público de Organizações da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, com o objetivo de apoiar a modernização e qualificação de espaços e serviços em bibliotecas comunitárias do Recife. Na prática, a Prefeitura destinará recursos financeiros para apoiar bibliotecas comunitárias no Recife.
O edital fica aberto até o dia 31 de julho. Os interessados podem esclarecer dúvidas pelos telefones (81) 99845 3144 ou 99483 8617.
A finalidade do Chamamento Público é ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro no Recife, melhorando a qualidade do serviço para quem acessa estes espaços.
Para isso, a Prefeitura do Recife, por meio da SESEC, destinou o valor de R$ 200 mil, que serão pagos em duas parcelas às bibliotecas selecionadas.
Para participar, as bibliotecas comuitárias interessadas devem apresentar um plano de trabalho e atender as exigências do edital, disponível no Diário Oficial do Recife de 28 de junho de 2023.
“É uma oportunidade destes espaços tão importantes para as comunidades receberem apoio financeiro, e assim poderem melhorar e ampliar seus serviços”, explica Deborah Echeverria, Gerente Geral da Rede de Bibliotecas pela Paz.
Bibliotecas Comunitárias
As bibliotecas comunitárias são uma iniciativa coletiva, com espaço físico determinado, criadas e mantidas por uma determinada comunidade, sem intervenção do poder público. Possuem acervo bibliográfico multidisciplinar, minimamente organizado, e têm o objetivo de ampliar o acesso ao livro e à leitura da comunidade.
Cidade Leitora
O programa Recife Cidade Leitora foi lançado pelo prefeito João Campos em maio de 2022, com o objetivo de democratizar o acesso aos livros na cidade. A primeira iniciativa do programa foi a inauguração de um ponto de leitura no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no bairro de Areias.
Comentários