X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Recife inicia vacinação contra o HPV agora para pessoas até 19 anos de idade

Ampliação do público-alvo, que antes ia dos 9 aos 14 anos, pretende aumentar a cobertura vacinal


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recife inicia vacinação contra o HPV agora para pessoas até 19 anos de idade
Vacina contra o HPV contribui para a prevenção do câncer de colo do útero e outras doenças associadas |  Foto: Ivson Gambarra/Divulgação/PCR

A Secretaria de Saúde do Recife adotou uma nova estratégia para a vacinação contra o HPV, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde. A partir desta segunda-feira (22), o público-alvo será expandido para pessoas da faixa etária dos 9 aos 19 anos (antes, era dos 9 aos 14 anos), e o esquema vacinal consiste em uma única dose, substituindo o antigo modelo de duas aplicações.

A ideia é tornar a vacinação mais acessível e ampliar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras enfermidades ligadas ao HPV. O imunizante está disponível nas 170 salas de vacinação do Recife e também nos quatro shopping centers da cidade (RioMar, Tacaruna, Recife e Boa Vista), além do Centro Médico José Ermírio de Moraes, em Casa Forte.

PROTEÇÃO

O público-alvo inclui meninas e meninos de 9 a 19 anos, com o objetivo de protegê-los antes da exposição ao vírus. Além disso, pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas também são contempladas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos.

A vacina quadrivalente disponível no SUS protege contra quatro tipos de vírus associados a diferentes condições, como condilomas acuminados (conhecidos como verruga genital) e câncer de colo do útero.

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO - Anualmente, são registrados cerca de 570 mil novos casos de câncer do colo do útero no mundo, associados ao vírus HPV. No Brasil, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, sendo a vacinação essencial para sua prevenção. A estimativa para o triênio 2023-2025 aponta para 770 novos casos em Pernambuco, sendo 170 diagnosticados na cidade de Recife (INCA, 2022). A vacina HPV quadrivalente, incorporada em 2014 no Calendário Nacional de Vacinação, protege contra os tipos virais mais comuns do HPV.

ORIENTAÇÕES - Ao se deslocar para um posto de vacinação mais próximo, a população deve levar documento com foto (informando o CPF) e, se tiver, caderneta de vacinação. No caso de menores de idade, devem estar acompanhados de pais e responsáveis.

Os grupos contemplados:

- Adolescentes de 9 a 19 anos: dose única;

- Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR): 03 doses (0-2-6 meses);

- Pessoas em condições clínicas especiais (como HIV/AIDS, transplantados e imunossuprimidos): 03 doses (0-2-6 meses);

- Vítimas de violência sexual: de 09 a 14 anos: 02 doses (0-6 meses), de 15 a 45 anos: 03 doses (0-2-6 meses);

- Vítimas de violência sexual com condições clínicas especiais: 03 doses (0-2-6 meses).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: