Recife ganha a sexta Praça da Infância, um equipamento orçado em R$ 1,1 milhão
Obra foi inaugurada neste domingo no bairro de Tejipió, na Zona Oeste da capital
Escute essa reportagem
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), entregou neste domingo (10) a sexta Praça da Infância da cidade, localizada no bairro de Tejipió. As obras, realizadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), contaram com investimentos de R$ 1.141.509,69, abrangendo infraestrutura, brinquedos e outros componentes.
Segundo informações da Prefetura do Recife, a primeira Praça da Infância entregue à população fica na Praça Dom Miguel Valverde, na Encruzilhada. A segunda, no Compaz Miguel Arraes, na Av. Caxangá, a terceira unidade está localizada no bairro de San Martin, a quarta na Praça Maria Sampaio, Ibura, e a quinta na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem.
“Mais uma Praça da Infância inaugurada, agora em Tejipió, ao lado de uma escola. Essa ligação, escola com praça, lado a lado, é interessante. Toda criança que vai para a escola, vai passar pela praça e vai ter um espaço adequado de convivência. Eu prometi seis praças da infância, a gente entrega a de número seis hoje”, destacou o prefeito João Campos na ocasião.
A Praça de Tejipió fica localizada entre a Rua Severino Varejão e a Rua Tutóia.
O projeto adotado levou em consideração as diretrizes do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, que se baseia na cultura popular do Recife para nortear a identidade visual e a construção dos cenários que incluem o design e a materialidade da praça.
O símbolo de maior relevância destacado neste guia foi o círculo temático baseado em elementos da natureza. Todos os equipamentos urbanos tiveram como princípios a simplicidade, buscando estimular a imaginação e a diversidade de interação tomando partido dos desníveis existentes para criar uma parede de escalada e escorrego.
O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, falou sobre os benefícios de uma praça dedicada à primeira infância ser construída junto a uma instituição educacional.
“A praça é toda preparada para ter um espaço para essas crianças poderem brincar, a maior parte delas estão sendo construídas ao lado de escolas ou creches, como está acontecendo aqui em Tejipió, a praça é exatamente na frente da nossa escola, que inclusive está em requalificação. Isso é ótimo porque a praça acaba se integrando ao trabalho da escola”, disse Amancio.
Além disso, o projeto fez uso de materiais naturais, considerando sua alta durabilidade e fácil manutenção.
A técnica de enfermagem, Liliane Carla, mora próximo à nova Praça da Infância, e disse estar deslumbrada com o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife no local.
“Eu estou encantada. Eu moro aqui há mais de 40 anos e nunca vi isso ser feito. É um prefeito tão novo, mas que a gente vê que ele, por ser novo, está trazendo diversas inovações. Essa intervenção aqui envolve tanto a escola quanto a comunidade, fazendo a ligação realmente das pessoas, da população, que vêm largando do trabalho, vindo de casa, indo para a feira, vindo trazer os seus filhos para escola”, disse.
Comentários