X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Recife contra a Dengue: Campanha de Vacinação começa nesta terça-feira: veja locais

Mais de 25 mil doses disponíveis para crianças e adolescentes com idades de 10 a 14 anos


Imagem ilustrativa da imagem Recife contra a Dengue: Campanha de Vacinação começa nesta terça-feira: veja locais
A aplicação das vacinas ocorrerá em seis unidades da rede municipal, conforme lista completa disponibilizada pelas autoridades de saúde |  Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (9), a partir das 8h, a Secretaria de Saúde do Recife lança a campanha de vacinação contra a dengue, após a chegada de um estoque de 25.069 doses do imunizante. O foco da iniciativa são crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, grupo considerado de alto risco para hospitalização devido à doença.

A aplicação das vacinas ocorrerá em seis unidades da rede municipal, conforme lista completa disponibilizada pelas autoridades de saúde (Veja abaixo os locais).

Para facilitar o processo de imunização, a Secretaria de Saúde recomenda que os usuários apresentem documento de identificação contendo CPF, além da carteira de vacinação e o cartão SUS, caso possuam estes últimos documentos.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, crianças e jovens estão mais suscetíveis à doença.

“Esse público está sendo contemplado nesta primeira campanha. A vacina se soma ao plano de enfrentamento às arboviroses no Recife. Somente este ano, 450 mil imóveis da cidade foram visitados pelos agentes de saúde ambiental e combate a endemias (asaces). Capacitamos profissionais da rede para a assistência adequada aos pacientes nos serviços de pronto-atendimento Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife

De acordo com a secretária, a instalação de ovitrampas, armadilhas especiais para reduzir a infestação de larvas está sendo ampliada para 100% dos bairros.

“Também lançamos o Atende em Casa - Dengue, monitorando os pacientes que se recuperam em casa. A Prefeitura do Recife está fazendo sua parte, mas nada disso terá resultado efetivo sem que a população esteja vigilante no combate aos focos em suas residências”.

DUAS DOSES - O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, permitindo que o sistema imunológico se fortaleça progressivamente contra os sorotipos do vírus.

A vacina Qdenga se baseia na tecnologia do vírus vivo atenuado, contendo os quatro sorotipos (1,2,3 e 4) do vírus da dengue. O imunizante segue o mesmo princípio das vacinas atenuadas já conhecidas, como as tríplice viral, febre amarela e contra a catapora, proporcionando uma resposta imunológica eficaz.

É importante ressaltar que, em casos de diagnóstico precoce de dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar a vacinação. Essa medida visa garantir a eficiência e segurança do processo de imunização.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

- Centro de Saúde Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. 17 de Agosto, 2388, Casa Forte

- Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques: Av. Dois Rios, s/n - Ibura, Recife

- Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima: Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 6465 - Casa Amarela, Recife

- Policlínica Amaury Coutinho: R. Iguatu, s/n - Campina do Barreto, Recife

- Central de Alergologia do Recife: Av. João de Barros, 800 - Santo Amaro, Recife

- Policlínica Agamenon Magalhães: Av. Sul Gov. Cid Sampaio, S/N - Afogados, Recife

ORIENTAÇÕES GERAIS E DADOS

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, precisa de água parada para se reproduzir. Então, é fundamental eliminar qualquer possível criadouro em sua casa e no entorno.

Algumas dicas importantes são cobrir pneus e garrafas; vedar bem os sacos de lixo; manter caixas d'água, tonéis e outros recipientes de armazenamento de água devidamente tampados e limpar, regularmente, calhas, ralos e outros locais que possam acumular água.

E, em caso de sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e coceira, procurar a sua unidade de saúde, evitando a automedicação.

Denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas, primeiramente, na Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; no app Conecta Recife, na plataforma Denunciar Foco de Dengue, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.

Segundo último boletim epidemiológico, foram notificados 2.300 casos de dengue no Recife, com 43 confirmações. Em relação ao mesmo período do ano passado, as notificações tiveram aumento de 260% (ou 887 casos em 2023). Ainda não houve confirmação de óbito na cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: