X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Raquel Lyra inspeciona obras da Barragem Serro Azul

Barragem levará água da Mata Sul para o Agreste pernambucano


Imagem ilustrativa da imagem Raquel Lyra inspeciona obras da Barragem Serro Azul
A adutora segue em direção ao Agreste Central ao longo das rodovias estaduais e se estende até Bezerros, onde será conectada à Adutora do Agreste |  Foto: © Divulgação

A governadora Raquel Lyra realizou, neste sábado (16), uma visita à Barragem Serro Azul e às obras da adutora com o mesmo nome, localizadas em Palmares, na Mata Sul do Estado de Pernambuco. A parte restante das obras, abrangendo cerca de 3 quilômetros, receberá um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Prevê-se que o projeto entre na fase de testes em dezembro, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas na região do Agreste com o fornecimento de água tratada nas residências. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente durante a visita.


Raquel Lyra destacou: “essa mesma água que vai abastecer o Agreste pernambucano com a finalização da Adutora Serro Azul. A gente já vai poder começar os testes em dezembro deste ano, para garantir sustentação hídrica, água na torneira, na casa do povo”, disse a governadora Raquel Lyra.

A adutora começa próximo ao maciço da Barragem Serro Azul, em Palmares, que foi concluída em 2017 e também foi visitada durante a agenda. A adutora segue em direção ao Agreste Central ao longo das rodovias estaduais e se estende até Bezerros, onde será conectada à Adutora do Agreste. Quando estiver totalmente operacional, terá capacidade para transportar 500 litros de água por segundo até o ponto de interligação com a Adutora do Agreste.

O sistema será composto, em sua primeira fase de operação, por 4 estações elevatórias, 58 km de adutoras e um reservatório de 4.500 m³. Nesta etapa, serão beneficiadas as cidades de Caruaru, Bezerros e Gravatá, com a possibilidade de integração adicional, por meio de tubulações existentes, às cidades de Cumaru, Passira e Riacho das Almas.

O secretário de recursos hídricos e saneamento do Estado, Almir Cirilo, enfatizou: "A Barragem Serro Azul, que já cumpre seu propósito de evitar inundações, passa a ter também outra importante função, que é a do abastecimento, de levar a água para onde falta."

A visita contou com a presença dos secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer), do deputado estadual France Hacker, do deputado federal Lula da Fonte, além dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Dona Graça (Catende) e Fátima Borba (Cortês).

PLENÁRIA
Durante a plenária do processo de escuta popular Ouvir para Mudar realizada neste sábado (16) na Zona da Mata Sul do Estado, a governadora Raquel Lyra fez outros anúncios para a contenção de cheias na região. Ela autorizou a abertura da licitação para conclusão da Barragem Panelas II – obra que teve início em gestões passadas, mas estava paralisada desde 2014.

O investimento será de R$ 92,8 milhões e tem o objetivo de evitar cheias nas cidades da localidade. Além disso, a gestora disse que as obras para conclusão da Barragem Gatos também devem ser licitadas nos próximos meses. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: