Raquel Lyra inspeciona obras da Barragem Serro Azul
Barragem levará água da Mata Sul para o Agreste pernambucano

A governadora Raquel Lyra realizou, neste sábado (16), uma visita à Barragem Serro Azul e às obras da adutora com o mesmo nome, localizadas em Palmares, na Mata Sul do Estado de Pernambuco. A parte restante das obras, abrangendo cerca de 3 quilômetros, receberá um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Prevê-se que o projeto entre na fase de testes em dezembro, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas na região do Agreste com o fornecimento de água tratada nas residências. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente durante a visita.
Raquel Lyra destacou: “essa mesma água que vai abastecer o Agreste pernambucano com a finalização da Adutora Serro Azul. A gente já vai poder começar os testes em dezembro deste ano, para garantir sustentação hídrica, água na torneira, na casa do povo”, disse a governadora Raquel Lyra.
A adutora começa próximo ao maciço da Barragem Serro Azul, em Palmares, que foi concluída em 2017 e também foi visitada durante a agenda. A adutora segue em direção ao Agreste Central ao longo das rodovias estaduais e se estende até Bezerros, onde será conectada à Adutora do Agreste. Quando estiver totalmente operacional, terá capacidade para transportar 500 litros de água por segundo até o ponto de interligação com a Adutora do Agreste.
O sistema será composto, em sua primeira fase de operação, por 4 estações elevatórias, 58 km de adutoras e um reservatório de 4.500 m³. Nesta etapa, serão beneficiadas as cidades de Caruaru, Bezerros e Gravatá, com a possibilidade de integração adicional, por meio de tubulações existentes, às cidades de Cumaru, Passira e Riacho das Almas.
O secretário de recursos hídricos e saneamento do Estado, Almir Cirilo, enfatizou: "A Barragem Serro Azul, que já cumpre seu propósito de evitar inundações, passa a ter também outra importante função, que é a do abastecimento, de levar a água para onde falta."
A visita contou com a presença dos secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer), do deputado estadual France Hacker, do deputado federal Lula da Fonte, além dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Dona Graça (Catende) e Fátima Borba (Cortês).
PLENÁRIA
Durante a plenária do processo de escuta popular Ouvir para Mudar realizada neste sábado (16) na Zona da Mata Sul do Estado, a governadora Raquel Lyra fez outros anúncios para a contenção de cheias na região. Ela autorizou a abertura da licitação para conclusão da Barragem Panelas II – obra que teve início em gestões passadas, mas estava paralisada desde 2014.
O investimento será de R$ 92,8 milhões e tem o objetivo de evitar cheias nas cidades da localidade. Além disso, a gestora disse que as obras para conclusão da Barragem Gatos também devem ser licitadas nos próximos meses. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.
Comentários