X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Raquel Lyra entrega sistema de dessalinização em Sertânia, no Moxotó

Governadora ainda autorizou obra de infraestrutura de abastecimento de água em comunidades do município


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Raquel Lyra entrega sistema de dessalinização em Sertânia, no Moxotó
“A maior obra é chegar à vida daqueles que por muito tempo foram invisibilizados", frisou a governadora |  Foto: Hesíodo Góes/Secom-PE

Dando continuidade à agenda no Sertão do Moxotó, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (28), o sistema de dessalinização da comunidade Sítio Tigre dos Manos, localizada em Sertânia. O equipamento, que beneficiará com água potável um total de 200 pessoas, é resultado de um investimento de R$ 200 mil e funciona através de energia solar.

Ainda durante o evento, a gestora estadual assinou a ordem de serviço para execução das obras de infraestrutura de abastecimento de água para 1.300 pessoas que vivem nas comunidades de Maxixe, Favela e Barro Vermelho, também situadas em Sertânia.

“A maior obra é chegar à vida daqueles que por muito tempo foram invisibilizados. O sistema de dessalinização é um exemplo de solução que pode ter um orçamento menor, mas faz uma enorme diferença na vida das pessoas. Com relação à ordem de serviço assinada aqui, as comunidades que serão beneficiadas pelas obras ficam próximas à Transposição do Rio São Francisco e, ainda assim, sofrem com a falta d'água. Então, além de garantir que a água chegue às torneiras, vamos melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos e das pernambucanas", ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco, estabelecido através de um convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, as comunidades de Maxixe, Favela e Barro Vermelho receberão um sistema de abastecimento de água, cada. A obra está orçada em R$ 7,4 milhões e conta com recursos do Estado e do governo federal.

“Essa obra atende àquelas comunidades que foram diretamente afetadas pela implantação do projeto de integração do Rio São Francisco. A obra deve seguir até o próximo mês de novembro, quando a população já terá água nas suas torneiras", afirmou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.

Já o sistema de dessalinização instalado na comunidade Sítio Tigre dos Manos funciona a partir de poços que são perfurados em rochas cristalinas, que produzem água salobra, imprópria para o consumo humano. O dessalinizador, então, extrai o sal e potabiliza essa água. "É a primeira vez que o Governo do Estado se faz tão presente na vida das pessoas, em lugares que nunca chegou antes. Agora comemoramos essa conquista de ter água tratada chegando à casa das pessoas. Isso representa mais qualidade de vida para todos", afirmou o deputado estadual Kaio Maniçoba.

Após ver a divulgação do Programa de Dessalinização de Pernambuco, a moradora Sheila Lins solicitou a instalação da solução hídrica no Sítio Tigre dos Manos, por meio das redes sociais do Governo do Estado. “Em apenas dois dias, a equipe da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento já estava no local, iniciando os trabalhos. Estamos muito gratos pelo olhar atento que o Governo do Estado teve com nossa comunidade. E mais ainda pela presença da governadora Raquel Lyra, que veio inaugurar pessoalmente esse sistema, conhecendo nossa realidade”, agradeceu.

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, explicou que a instalação de sistemas de dessalinização é uma boa alternativa para atender às necessidades de locais com populações menores. “Os moradores desta comunidade dependiam de carro-pipa, ou se deslocavam por aproximadamente 10 quilômetros em busca de água. A solução para localidades como esta, em que há um pequeno aglomerado de famílias onde não é possível instalar estruturas complexas de abastecimento, como as adutoras ou estações elevatórias, é a dessalinização”, detalhou.

A atual gestão do Governo do Estado tem um contrato com a empresa AcquaPura, que prevê a implantação de 50 novos sistemas de dessalinização em comunidades rurais localizadas no Semiárido, além de realizar a manutenção de outros 250 já existentes. Até agora, já foram recuperados e estão em funcionamento 150 dessalinizadores, beneficiando aproximadamente 39.400 mil pessoas. Para solicitar uma avaliação da viabilidade de aplicação dessa tecnologia, é preciso encaminhar um oficio à secretaria formalizando o pedido através do email [email protected].

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: