Raquel Lyra destaca fé dos pernambucanos na 1ª Festa do Morro pós-reconstrução
A celebração reuniu milhares de fiéis no Recife e marcou a primeira grande romaria desde a reconstrução do santuário
A 121ª edição da Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição marcou, nesta segunda-feira (8), o reencontro dos fiéis com o santuário totalmente reconstruído depois do desabamento ocorrido em agosto de 2024, que deixou duas vítimas fatais. Foi a primeira edição do evento após a entrega do templo restaurado pelo Governo do Estado, em maio deste ano. A governadora Raquel Lyra (PSD) e a vice-governadora Priscila Krause (PSD) participaram das homenagens no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.
Durante a visita, Raquel Lyra ressaltou a ligação histórica do povo com a festividade e destacou o simbolismo da reconstrução.
“A festa de Nossa Senhora da Conceição fala muito sobre nossa religiosidade. Todos os anos venho agradecer as bênçãos, pedir proteção e reafirmar nosso compromisso com o povo do Recife e de Pernambuco, sempre guiados pelos valores que Nossa Senhora e Deus nos ensinaram. Desde o início, estivemos ao lado da Arquidiocese, do padre Paulo Jackson e do padre Emerson para superar o momento de tristeza e devolver ao povo o Santuário ligado à nossa identidade e tradição. Conseguimos entregá-lo totalmente refeito, com segurança e tranquilidade. O povo pernambucano é repleto de fé e resiliência Raquel Lyra (PSD), Governadora de Pernambuco
Tema de 2025 e participação da comunidade
Com o tema “Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança”, a festa mobilizou milhares de fiéis. Para a vice-governadora Priscila Krause, o evento mantém viva a tradição religiosa do estado. “O Morro simboliza toda essa nossa tradição. Gratidão sempre por todas as bençãos, por toda proteção, por Deus e que Nossa Senhora possa sempre iluminar os nossos caminhos. Gratidão é a palavra da vez. Que o povo pernambucano e recifense siga celebrando a fé”, disse.
Entre os fiéis, muitos subiram o morro durante a madrugada para participar da vigília. Rafael Bezerra, 22 anos, morador de Sapucaia, Olinda, fez o percurso pelo quarto ano consecutivo e falou sobre a emoção do momento.
“É momento de a gente agradecer, pois a gente pede tanto, faz tantas orações, então nada mais justo que a gente tirar um tempinho também para sair de casa e agradecer as bênçãos recebidas por Deus através de Nossa Senhora da Conceição”, comentou.
Segurança reforçada durante os 11 dias de celebração
O Governo de Pernambuco montou uma operação especial de segurança para os 11 dias do evento. A Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou 1.200 policiais militares, 66 policiais civis e 33 bombeiros, distribuídos em pontos estratégicos de circulação, vias de acesso e áreas da procissão, com presença permanente durante todo o período.
Reconstrução do santuário após tragédia de 2024
A obra de reconstrução do templo teve investimento superior a R$ 5 milhões, garantidos por meio de um Termo de Fomento firmado entre o Governo do Estado e a Arquidiocese de Olinda e Recife. O desabamento do teto em 2024 deixou duas pessoas mortas e 25 feridas, gerando comoção entre os fiéis.
O processo foi dividido em duas etapas. A primeira, concluída em novembro de 2024, envolveu a reconstrução integral da cobertura metálica e permitiu a realização da Festa do Morro daquele ano.
A segunda fase, finalizada em maio deste ano, incluiu recuperação estrutural em concreto armado, instalação de novos forros e esquadrias, revestimento de paredes e pisos, além da reforma completa da fachada e pintura interna.A governadora esteve na celebração acompanhada de várias autoridades políticas e da administração.
Raquel Lyra fala em renovação da fé
Em meio à movimentação intensa no Morro da Conceição, a governadora Raquel Lyra voltou a destacar, nesta segunda-feira (8), o caráter espiritual e simbólico da festa para os pernambucanos.
Segundo a governadora, em entrevista coletiva, o gesto de subir o Morro neste período do ano se repete como tradição pessoal e compromisso com a população. “Faz um ano aqui no Morro da Conceição, uma alegria poder vir aqui mais uma vez para agradecer as bênçãos de Nossa Senhora, para pedir proteção, para agradecer à população de Pernambuco pela confiança no nosso trabalho”, afirmou.
Cenários diferentes em cada edição
Ela lembrou que, em cada edição da festa, encontrou cenários diferentes — desde o período de obras emergenciais até ações estruturais no entorno.
“A gente todo ano vem aqui e a cada ano que viemos, encontramos um momento diferente no nosso estado, no momento da reconstrução do próprio santuário, no outro momento a gente poder trazer mais água para cá, no outro momento a gente poder trazer laranjinhas, garantindo mais segurança”, disse.
Após participar da missa, Raquel afirmou ter renovado as energias. “Estou renovada. A missa foi linda. Foi bom ver o dia amanhecer, subindo aqui o morro, vendo tanta gente”, contou. A governadora, que disse ser devota de Nossa Senhora, garantiu presença também nas próximas edições. “Ano que vem eu estou de novo, mas eu sempre estou aqui pelas mãos do nosso governo, pela força do nosso trabalho.”
Outros políticos
Políticos de diferentes campos estiveram no Morro da Conceição ao longo desta segunda-feira (8), acompanhando a 121ª festa da padroeira. Entre os federais, marcaram presença Túlio Gadêlha (Rede), Pedro Campos (PSB) e Eriberto Medeiros (PSB). Marília Arraes (Solidariedade), cotada para a disputa do Senado em 2026, voltou ao santuário após ter peregrinado no domingo ao lado do prefeito João Campos (PSB), desta vez sendo recebida por gritos de “Marília, nossa senadora”.
Também passaram pela celebração a deputada estadual Dani Portela (Psol), a vereadora do Recife Kari Santos (PT), o vereador Eduardo Moura (Novo) e a vereadora de Olinda Eugênia Lima, que acompanharam a movimentação intensa de fiéis no bairro. João Campos (PSB), prefeito do Recife, esteve no morro neste último domingo (7).
Comentários