Protesto de carroceiros trava o Recife nesta segunda-feira (18)
Vias já foram liberadas, segundo o Corpo de Bombeiros. Manifestantes seguiram para a Câmara de Vereadores
Escute essa reportagem

Na manhã desta segunda-feira (18), vários pontos de protestos realizados por carroceiros, que são contra a lei municipal nº 17.918/2013 que proíbe o uso de tração animal, foram registrados no Recife e Região Metropolitana.
Segundo o Corpo de Bombeiros, inicialmente houve solicitações para os bairros Joana Bezerra, Encruzilhada, Torrões (Recife) e Ouro Preto (Olinda). Por volta das 8h30 da manhã, a corporação atualizou que os pontos exatos onde aconteciam os protestos seriam:
- Ponte José de Barros Lima – sentido Boa Viagem → Joana Bezerra
- Av. Abdias de Carvalho x Av. do Forte – Torrões
- Av. Norte x Av. João de Barros – Encruzilhada
- Av. Pan Nordestina (em frente ao Atacadão) – Ouro Preto / Olinda
- Av. Recife, após o hospital do idoso, sentido Aeroporto - Areias
- Av Caxangá embaixo do viaduto da BR - sentido centro
- Av Gov. Agamenon Magalhães, em frente a Reitoria da UPE - Bairro de Santo Amaro
Por volta das 10h17, a corporação informou que todos os de bloqueios tinham sido liberados.
PROTESTO NA CÂMARA DE VEREADORES DO RECIFE
No final da manhã, os carroceiros se dirigiram até a sede do poder executivo municipal, que fica no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, onde uma comissão foi recebida pelos vereadores.
O QUE DIZ A PREFEITURA ?
Através de nota, a gestão municipal informou que o cadastramento dos carroceiros, que foi realizado até o final de junho deste ano, além de identificar os tutores, serviu também para encaminhar cada um deles para um programa que visa a retirada gradual dos veículos de tração animal das ruas e os que estiverem dentro dos requisitos, poderão ter acesso a indenização e outros benefícios. Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura do Recife informa que a realização do cadastramento dos carroceiros teve a finalidade de identificar tutores e animais, a fim de encaminhá-los para os benefícios do Programa Gradual de Retirada de Animais de Veículos de Tração Animal. O censo foi construído para proporcionar uma transição segura para os carroceiros e as famílias que dependem dos veículos de tração animal, uma vez que o seu uso será totalmente proibido a partir do dia 31 de janeiro de 2026.
Aqueles que atenderem aos requisitos previamente estabelecidos, incluindo o cadastro no censo e a habilitação para os benefícios, estarão aptos a receber indenização pela entrega voluntária do animal e da carroça. Além da indenização, terão acesso a uma rede de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, este último por meio do CredPop Recife, ao encaminhamento e assistência a vagas de emprego pelo GO Recife, a disponibilização de vagas para compor a equipe de limpeza urbana da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a disponibilização de veículo alternativo.
O QUE PEDEM OS CARROCEIROS ?
Além da revogação da lei municipal, aprovada em 2013, eles reivindicam diversos pontos. Entre eles, está a criação de políticas públicas pra o bem-estar dos cavalos e também capacitação e melhores oportunidades para a categoria de carroceiros.
Comentários