X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Programa Bem Você, da TV Tribuna PE, mostra a importância da odontopediatria

Crianças podem usar aparelho para corrigir a dentição desde muito cedo. Veja benefícios,


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Programa Bem Você, da TV Tribuna PE, mostra a importância da odontopediatria
Taís Cintra entrevistou a odontopediatra Ivana Figueiroa sobre o tema |  Foto: Reprodução/TV Tribuna

Como anda a saúde bucal do seu filho e da sua filha? Há quanto tempo ele foi ao dentista pela última vez?  Você sabia que cerca de 85% das crianças precisam de tratamento ortodôntico? 

Para responder a esta e outras perguntas sobre cuidados com a dentição infantil, a apresentadora Taís Cintra, do Bem Você, da TV Tribuna PE, recebeu no programa desta segunda-feira (19) a odontopediatra Ivana Figueiroa. Numa conversa descontraída e bastante informativa, Ivana Figueiroa explicou por que esses problemas acontecem e como podemos tratá-los de forma adequada e precoce. 

Taís Cintra abriu a entrevista lembrando que até bem pouco tempo, o aparelho ortodôntico só era utilizado em adolescentes e jovens adultos, mas hoje, é indicado  muito cedo, para crianças com a dentição ainda em formaç ão.

A odontopediatra Ivana Figueiroa  falou então sobre a importância do diagnóstico precoce não apenas da cárie e gengivite, doenças da infância, como também de doenças de mal-oclusão, que é onde pode haver a necessidade de usar aparelho. "Antigamente, a gente só usava aparelho quando tinha todos os dentes permanentes, mas agora, trazendo a criança mais precocemente ao ortodontista, podemos previnir muitos problemas de mordida, de respiração, de oclusão e evita, muitas vezes, que a criança precise, na adolescência ou na fase adulta,usar aparelho. 

A profissional explicou a Taís Cintra que é possível fazer uma avaliação odontopediátrica a partir dos 6 anos de idade, que é quando começam as trocas dos dentes.  "É a fase da dentição mista, que a gente chama: dente de leite, dente permanente, espaço, dente mole...enfim, nessa fase, a gente começa a fazer um estudo pra identificar se existe uma falta de espaço, se existe uma mordida muito pra frente, uma mordida aberta, um queixinho crescendo muito pra frente. Então, dentre esses achados, a gente tenta intervir precocemente com o aparelho ortodôntico. É como se a gente estivesse aumentandoo espaço, no caso de dentes muito apertadinhos, pra receber os dentes permanentes novos, para que eles tenham espaço pra aparecer e não já fiquem ali troncho. Isso, porque cai um dente pequenininho e nasce um bem grandão. Então, a gente precisa prever, através de exames radiográficos, exames clínicos, se vai haver falta de espaço. Havendo a falta de espaço, a gente não precisa ficar parado esperando que chegue o dente permanente", diz a odontóloga especializada.

VANTAGENS

Entre as vantagens da prática, estão o estímulo do desenvolvimento correto da dentição desde cedo, a economia futura com procedimentos mais invasivos e o fato de a odontopediatria ser menos incômoda e menos dolorosa em relação aos aparelhos ortodônticos de correção na fase adulta.

A apresentadora Taís Cintra não perdeu a chance de tratar de um assunto um pouco polêmico pros pais. A questão da chupeta. "A chupeta, pode, não pode? Pode até uma certa idade? Como é que vocês lidam com isso?", quis saber TaÍs.

Doutora Ivana responde: "A gente orienta muito a amamentação natural. O aleitamento materno é que vai ensinar a criança a respirar, porque a boquinha do bebê fica fixa no mamilo da mãe fazendo os movimentos de amamentação. A criança aprende assim a respirar pelo nariz, adiando a necessidade de usar chupeta, mamadeira, enfim." A odonto pediatra revela que só tem um caso em que a chupeta pode ser indicada, quando a criança usa o dedinho. 

"Se ela está sucionando o dedo, a gente tenta trocar esse dedo por uma chupeta de tamanho ideal, ortodôntica, de tamanho ideal pra boquinha da criança. Porque é muito mais fácil futuramente tirar a chupeta do que o dedo. A chupeta a gente pode tirar devagarzinho, trabalhar o lúdico pra criança entregar a chupeta. O dedo está com ela todos os momentos, então é mais difícil", explica. 

O programa Bem Você, com Taís Cintra, é apresentado de segunda à sexta-feira, às 14h10, na TV Tribuna/Band PE, Canal 4,1

ASSISTA À ENTREVISTA ABAIXO:


Divulgação/TV Tribuna PE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: