Professores do estado embarcam para intercâmbio internacional pelo Ganhe o Mundo
Ao todo, 88 docentes de língua estrangeira foram selecionados pelo programa
Escute essa reportagem

Pela primeira vez, professores da rede pública estadual de Pernambuco participarão de um intercâmbio internacional.
Ao todo, 88 docentes de língua estrangeira foram selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo Professor (PGM) e vão embarcar nos próximos dias para quatro países: Canadá, Inglaterra, Chile e Argentina.
Os primeiros embarques acontecem entre os dias 24 e 25 de abril, com destino ao Canadá e ao Chile.
As viagens para a Inglaterra e Argentina estão previstas para a primeira quinzena de maio. A iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação.
KITS E AJUDA DE CUSTO
Durante cerimônia realizada nesta terça-feira (22), a governadora Raquel Lyra (PSD) e a vice, Priscila Krause (PSD), entregaram kits de viagem aos professores.
O material inclui mochila, mala, porta-passaporte, boné, gorro, casaco e camisas do programa.
O PGM também cobre despesas como passaporte, visto, hospedagem, alimentação e concede três bolsas de R$ 1.620, além de um curso intensivo de seis semanas, com carga horária de 180 horas.
55 DOCENTES IRÃO PARA O CANADÁ
A maior parte dos professores segue para o Canadá (55). Outros 15 vão para a Inglaterra, 14 para o Chile e 4 para a Argentina.
“Todos os professores sonhavam em vivenciar a mesma oportunidade que oferecemos aos nossos alunos: a chance de ir para o exterior. Agora, esse sonho está se tornando realidade. Estamos oferecendo a esses profissionais a possibilidade de conhecer novas culturas, trocar experiências e aprender novas abordagens pedagógicas, que serão fundamentais para que se tornem ainda melhores em sala de aula”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou o intercâmbio como parte da política de valorização da categoria e como ferramenta para qualificar o ensino de línguas na rede pública.
“Ao investir na formação internacional dos nossos docentes, fortalecemos o ensino de línguas e ampliamos horizontes para toda a rede”, afirmou.
Aos 48 anos, a professora Andreíse Leal, que leciona inglês em Bom Jardim, no Agreste Setentrional, foi uma das selecionadas e falou sobre a expectativa com a experiência.
“Espero que, através desta experiência, eu possa adquirir metodologias para que os meus estudantes tenham uma maior facilidade e bom aprendizado do inglês”, disse.
A cerimônia contou com a presença de gestores da Secretaria de Educação, da secretária de Esportes, Ivete Lacerda, do vereador Davi Muniz e de representantes da empresa responsável pelo programa, além da deputada estadual Socorro Pimentel, que ressaltou o impacto da experiência na formação dos docentes.
Comentários