X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Preservação do patrimônio é tema de curso em Arcoverde

A formação é gratuita e acontece nos meses de outubro e novembro, com aulas presenciais e online. Inscrições vão até 20 de setembro


Imagem ilustrativa da imagem Preservação do patrimônio é tema de curso em Arcoverde
|  Foto: Reprodução/Internet

A primeira edição do curso ‘Quem conhece, protege’ está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro. A formação tem como objetivo difundir nas escolas a temática da preservação patrimonial, através da qualificação de professores do ensino fundamental e médio.

Realizado pela produtora Arkhé Cultural, com o apoio do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura) e em parceria com o Festival de Economia Criativa do Sesc Arcoverde, a formação vai compartilhar conhecimentos e ferramentas didático-pedagógicas a respeito de temas como bens culturais, patrimônio e memória.

O curso será realizado no modelo híbrido, com aulas presenciais e on-line, entre 2 de outubro e 4 de novembro deste ano. As aulas presenciais ocorrerão no Sesc Arcoverde, na cidade de Arcoverde, no sertão pernambucano. As inscrições já estão abertas e 20% das vagas serão oferecidas a pessoas com deficiência. Além do público prioritário formado por professores do ensino fundamental e médio, também podem se inscrever pedagogos e estudantes de Pedagogia, História e Letras, com residência em Arcoverde.

A partir do curso, os participantes aprenderão a aplicar a temática da preservação do patrimônio de forma transversal, relacionando em sala de aula as práticas culturais e o exercício da cidadania. “O curso surgiu da necessidade de despertar nas gerações mais jovens o interesse pelo patrimônio, seja ele material ou imaterial. Conhecer, por exemplo, os prédios históricos de sua cidade e se responsabilizar, enquanto cidadãos, pela preservação dessa memória. Vamos orientar como professores podem provocar essa temática com os alunos”, explica Jamille Barbosa, produtora cultural responsável pela Arkhé.

O curso contará ainda com uma dinâmica prática chamada Arruando em Arcoverde, através da qual os conceitos serão aplicados durante um percurso pelas áreas com edifícios representativos do patrimônio histórico-cultural da cidade, bem como as representações culturais, num exercício que irá treinar o olhar e estimular sensações e sentimentos no que se refere ao patrimônio e à memória.

ABORDAGEM

O professor Thiago Nunes Soares irá conduzir a turma neste percurso. Ele é mestre e doutor em História pelas universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), respectivamente, e possui formação em educação patrimonial. Durante o curso, ele fará uma abordagem associativa com os conteúdos das disciplinas já trabalhadas em sala de aula como história, literatura, geografia e português.

“A educação patrimonial é um dos fios condutores para a construção de identidades individuais e coletivas. Ela possibilita que a comunidade escolar se envolva no processo de identificação, valorização e preservação dos bens culturais. Assim, potencializa-se o engajamento social, a cidadania e a formação de uma consciência crítica para os estudantes e para os sujeitos e instituições que com eles se relacionam, como é o caso dos familiares, grupos culturais, entre outros”, resume o professor.

O curso é gratuito e terá uma carga horária de 40h dividida entre encontros presenciais e online. Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas através do site www.arkhecultural.com.br. Uma nova edição do ‘Quem conhece, protege’ será realizada na cidade de Triunfo, posteriormente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: