Prêmio Idepe 2023: Raquel Lyra reconhece destaques da educação em Pernambuco
A premiação destaca o trabalho realizado por escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) durante o ano letivo de 2023
Escute essa reportagem
A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou, nesta quinta-feira (21), da entrega do Prêmio Idepe 2023, que reconhece os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). A premiação destaca o trabalho realizado por escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) durante o ano letivo de 2023, promovendo avanços na qualidade do ensino público em Pernambuco.
Pela primeira vez, as escolas de campo foram incluídas na avaliação do Idepe, ampliando o escopo iniciado em 2022, quando as escolas indígenas e quilombolas também passaram a ser reconhecidas. Segundo o governo, a inclusão de novas categorias busca reduzir desigualdades regionais e assegurar maior equidade no acesso à educação de qualidade.
A premiação contempla diversas categorias. Entre os maiores desempenhos no IDEPE para o 5º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal, destacam-se os municípios de Casinhas, Quixaba e Solidão (Pequeno Porte); Custódia, Panelas e Rio Formoso (Médio Porte); e Petrolina, Ipojuca e Recife (Grande Porte).
A premiação inclui escolas indígenas e quilombolas. As indígenas premiadas estão em Itacuruba, Petrolândia, Carnaubeira da Penha. Já as quilombololas estão localizadas em Custódia e Salgueiro, (A lista completa está no anexo abaixo)
Quando se trata do 9º ano do Ensino Fundamental, os municípios de pequeno porte com maiores desempenhos foram Machados, Carnaubeira da Penha e Barra de Guabiraba. De médio porte, estão nos três primeiros lugares as cidades de Custódia, Panelas e Bonito. Já o de Grande Porte, são de Petrolina, Olinda e Recife, respectivamente.
Placas e menção honrosa
Durante a cerimônia, placas de menção honrosa foram entregues aos representantes das instituições premiadas.
“Nós estamos trabalhando muito para transformar a educação de Pernambuco para melhor. Por isso, realizamos o maior investimento da nossa história, com R$ 5,5 bilhões através do programa Juntos pela Educação. Esse esforço que todos estão fazendo — as escolas, as GREs e os municípios — está sendo reconhecido. Dessa forma, estimulamos os diretores, professores e os alunos para continuarem crescendo, permitindo que as novas gerações possam ter também muito mais oportunidades", afirmou Raquel Lyra.
Um indicador estratégico para o Estado
O Idepe avalia três dimensões principais da educação pública: desempenho em língua portuguesa, desempenho em matemática e fluxo escolar. Os dados, levantados a partir do Censo Escolar, são utilizados para orientar investimentos e políticas públicas, promovendo melhorias contínuas.
“Esse é um prêmio para reconhecer aqueles que tiveram um bom desempenho no Idepe. O importante é reforçar o avanço de cada escola, município e gerência regional. A educação de Pernambuco se fortalece a cada resultado do Idepe, estabelecendo metas e fazendo um acompanhamento permanente para garantir a educação de qualidade aos nossos estudantes", pontuou o secretário de Educação, Alexandre Schneider.
Na edição de 2023, 3.280 escolas foram avaliadas, abrangendo 339.074 estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. A rede pública estadual contou com 867 escolas participantes, enquanto 2.413 eram de redes municipais.
Inclusão e compromisso
A ampliação do prêmio foi celebrada por representantes de diferentes setores educacionais. A gerente de Educação do Campo, Waldênia Carvalho, destacou a importância do reconhecimento:
“Hoje é um dia muito especial para a educação do campo. Com a criação dessa categoria, nos incluindo, o Estado reafirma o compromisso que tem com o conjunto de escolas, sujeitos e seus territórios. São 76 escolas do campo. A diversidade exige um olhar pedagógico específico para diminuir as desigualdades sociais e econômicas da nossa sociedade".
O prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, também enalteceu os avanços conquistados em parceria com o governo estadual.
“Para mim, enquanto prefeito, negro, quilombola, defensor das causas rurais e agrícolas, perceber como estamos avançando nos índices da educação é uma felicidade. Agradecemos à governadora Raquel Lyra por essa parceria, que vai se fortalecer cada vez mais pelo nosso desenvolvimento", declarou.
Estímulo à melhoria contínua
O Prêmio Idepe, instituído em 2017, é um instrumento que norteia a formulação de políticas públicas e a alocação de recursos, com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e aprimorar a educação em Pernambuco. Além de reconhecer as boas práticas, a premiação incentiva professores, gestores e comunidades a continuarem comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino.
Abaixo, em anexo, segue a lista com o nome das escolas - Dados do Governo de Pernambuco
Comentários