X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Prêmio Idepe 2023: Raquel Lyra reconhece destaques da educação em Pernambuco

A premiação destaca o trabalho realizado por escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) durante o ano letivo de 2023


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prêmio Idepe 2023: Raquel Lyra reconhece destaques da educação em Pernambuco
Escolas quilombolas e indígenas também receberam premiação |  Foto: Janaina Pepeu/Secom/Divulgação

A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou, nesta quinta-feira (21), da entrega do Prêmio Idepe 2023, que reconhece os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). A premiação destaca o trabalho realizado por escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) durante o ano letivo de 2023, promovendo avanços na qualidade do ensino público em Pernambuco.

Pela primeira vez, as escolas de campo foram incluídas na avaliação do Idepe, ampliando o escopo iniciado em 2022, quando as escolas indígenas e quilombolas também passaram a ser reconhecidas. Segundo o governo, a inclusão de novas categorias busca reduzir desigualdades regionais e assegurar maior equidade no acesso à educação de qualidade.

A premiação contempla diversas categorias. Entre os maiores desempenhos no IDEPE para o 5º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal, destacam-se os municípios de Casinhas, Quixaba e Solidão (Pequeno Porte); Custódia, Panelas e Rio Formoso (Médio Porte); e Petrolina, Ipojuca e Recife (Grande Porte).

A premiação inclui escolas indígenas e quilombolas. As indígenas premiadas estão em Itacuruba, Petrolândia, Carnaubeira da Penha. Já as quilombololas estão localizadas em Custódia e Salgueiro, (A lista completa está no anexo abaixo)

Quando se trata do 9º ano do Ensino Fundamental, os municípios de pequeno porte com maiores desempenhos foram Machados, Carnaubeira da Penha e Barra de Guabiraba. De médio porte, estão nos três primeiros lugares as cidades de Custódia, Panelas e Bonito. Já o de Grande Porte, são de Petrolina, Olinda e Recife, respectivamente.

Placas e menção honrosa

Durante a cerimônia, placas de menção honrosa foram entregues aos representantes das instituições premiadas.

“Nós estamos trabalhando muito para transformar a educação de Pernambuco para melhor. Por isso, realizamos o maior investimento da nossa história, com R$ 5,5 bilhões através do programa Juntos pela Educação. Esse esforço que todos estão fazendo — as escolas, as GREs e os municípios — está sendo reconhecido. Dessa forma, estimulamos os diretores, professores e os alunos para continuarem crescendo, permitindo que as novas gerações possam ter também muito mais oportunidades", afirmou Raquel Lyra.

Um indicador estratégico para o Estado

O Idepe avalia três dimensões principais da educação pública: desempenho em língua portuguesa, desempenho em matemática e fluxo escolar. Os dados, levantados a partir do Censo Escolar, são utilizados para orientar investimentos e políticas públicas, promovendo melhorias contínuas.

“Esse é um prêmio para reconhecer aqueles que tiveram um bom desempenho no Idepe. O importante é reforçar o avanço de cada escola, município e gerência regional. A educação de Pernambuco se fortalece a cada resultado do Idepe, estabelecendo metas e fazendo um acompanhamento permanente para garantir a educação de qualidade aos nossos estudantes", pontuou o secretário de Educação, Alexandre Schneider.

Na edição de 2023, 3.280 escolas foram avaliadas, abrangendo 339.074 estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. A rede pública estadual contou com 867 escolas participantes, enquanto 2.413 eram de redes municipais.

Inclusão e compromisso

A ampliação do prêmio foi celebrada por representantes de diferentes setores educacionais. A gerente de Educação do Campo, Waldênia Carvalho, destacou a importância do reconhecimento:

“Hoje é um dia muito especial para a educação do campo. Com a criação dessa categoria, nos incluindo, o Estado reafirma o compromisso que tem com o conjunto de escolas, sujeitos e seus territórios. São 76 escolas do campo. A diversidade exige um olhar pedagógico específico para diminuir as desigualdades sociais e econômicas da nossa sociedade".

O prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, também enalteceu os avanços conquistados em parceria com o governo estadual.

“Para mim, enquanto prefeito, negro, quilombola, defensor das causas rurais e agrícolas, perceber como estamos avançando nos índices da educação é uma felicidade. Agradecemos à governadora Raquel Lyra por essa parceria, que vai se fortalecer cada vez mais pelo nosso desenvolvimento", declarou.

Estímulo à melhoria contínua

O Prêmio Idepe, instituído em 2017, é um instrumento que norteia a formulação de políticas públicas e a alocação de recursos, com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e aprimorar a educação em Pernambuco. Além de reconhecer as boas práticas, a premiação incentiva professores, gestores e comunidades a continuarem comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino.

Abaixo, em anexo, segue a lista com o nome das escolas - Dados do Governo de Pernambuco

3355,29 - pdf
3355,29 PDF

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: