X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Prefeitura do Recife faz entrega histórica de 600 moradias nos Encanta Moça 1 e 2

Maioria das famílias contempladas com apartamentos no Pina viviam em palafitas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura do Recife faz entrega histórica de 600 moradias nos Encanta Moça 1 e 2
Dona Maria, uma das primeiras beneficiárias, compartilhou a mudança significativa na qualidade de vida para seus filhos |  Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife realizou, nesta quinta-feira (21), a entrega dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, localizados no bairro do Pina. O evento marcou um momento de alegria para cerca de 600 famílias que vivem em situações vulneráveis, muitas delas em palafitas, casas de taipa construídas na beira da maré.

O prefeito João Campos (PSB) e o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), participaram da cerimônia, destacando a importância desse marco na realização de um sonho para as famílias.

Dona Maria, uma das primeiras beneficiárias, compartilhou a mudança significativa na qualidade de vida para seus filhos, enfatizando as melhorias nas condições habitacionais.

Onde eu morava era tudo de taipa, tudo dentro da maré, tudo na lama. Quando chovia, era horrível, era tudo caindo, criança caindo por dentro da água. Mas, morando aqui agora, tudo vai melhorar muito. Porque eu tenho um menino que é especial, que depende de tudo. Aqui é calçado, chega carro na porta, são muitas melhorias. Todos os meus três filhos vão passear, vão brincar no parquinho, tudo que eles tiverem direito, eles irão fazer parte Dona Maria, Antiga moradora de palafitas

As chaves aos moradores estão sendo entregues gradativamente às famílias cadastradas, provenientes das palafitas do Rio Pina, áreas não edificáveis na região e aquelas afetadas pela construção da Via Mangue.

O processo de seleção, conduzido pela Prefeitura em parceria com a Caixa Econômica Federal, assegurou que as famílias atendiam aos critérios do programa Minha Casa Minha Vida.

Após a entrega das moradias, a Prefeitura coordenará o processo de mudança em conjunto com a equipe social da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), previsto para ser concluído em aproximadamente 30 dias.

O prefeito João Campos ressaltou que está é uma das maiores entregas já vistas no Recife. Ele citou o retorno do presidente Lula com o programa Minha Casa, Minha Vida, destacando os investimentos em infraestrutura na região.

“Aqui está um exemplo de como é importante ter um pacto federativo que funcione. Políticas públicas que funcionem para transformar vidas. O presidente Lula voltou com o Minha Casa, Minha Vida. E vai voltar a esperança também das pessoas de terem suas casas próprias. Pessoas que estavam há 12 anos numa palafita e que, agora, vão ter o direito de passar o Natal dentro de suas casas.

Onde ficam os apartamentos?

Os edifícios, localizados às margens da Via Mangue, foram construídos em um terreno desapropriado pelo Governo do Estado em 2013 na gestão do então governador Eduardo Campos (PSB), cedido posteriormente ao município do Recife e doado ao Governo Federal.

Diferentemente do que ocorreu com os moradores de Brasília Teimosa, que moravam em palafitas na maré, estas famílias vão morar nas proximidades onde vivem, facilitando a manutenção do sustento.

De quanto foi o investimento?

O investimento de cerca de R$ 50 milhões, provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR)/Minha Casa Minha Vida, foi coordenado pela Caixa Econômica Federal. Em contrapartida, a Prefeitura realizou investimentos em infraestrutura urbana.

Como são os apartamentos?

Os habitacionais Encanta Moça 1 e 2 consistem em 300 unidades cada, totalizando 600 apartamentos com área de 44,5m2, compostos por sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Além das moradias, o conjunto oferece Centro Comunitário, playground, praça, quadra, horta comunitária e bicicletário.

Isentas de taxas

Famílias beneficiárias do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aquelas removidas durante a construção da Via Mangue estão isentas de taxas. A Prefeitura do Recife desembolsou R$ 1,5 milhão para garantir moradia gratuita às famílias não pertencentes a esses grupos.

Durante a cerimônia, o prefeito João Campos sancionou o Programa Municipal de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PMSHIS), destinando recursos para a construção e aquisição de novas unidades habitacionais para famílias de baixa renda.

O programa abrange quatro modalidades: Moradia Social, Entidades, Retrofit e Mercado, visando reduzir o déficit habitacional na cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: