Prefeitura diz que fará maior contratação de profissionais de saúde da história
A proposta também visa expandir o horário das Unidades de Saúde da Família
Escute essa reportagem
O prefeito João Campos assinou o Projeto de Lei (PL), nesta quinta-feira (19), para ampliar a Atenção Básica de Saúde para todo o território recifense. A iniciativa representará uma considerável ampliação da cobertura, passando de 59,4% para 100% da capital pernambucana, até o final de 2024, além de abrir 3.142 novas vagas de trabalho para funcionários da saúde.
O que a proposta contempla?
A proposta enviada à Câmara do Recife contempla a expansão dos horários de funcionamento de unidades existentes; convocação de concursados já aprovados e realização de novos certames, inclusive com criação de cargos. A proposta seguirá para votação na Câmara Municipal do Recife.
Segundo o prefeito, o projeto contou com escuta dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras da saúde. A proposta foi enviada à Câmara para que a cobertura da Atenção Básica no Recife chegue a 100%.
“O ponto principal é o incremento de mais de 3 mil funcionários da saúde que vão poder compor a nossa rede. É um trabalho super complexo, mas que nos une no interesse de universalizar o acesso à atenção Básica e de dar esse passo histórico na nossa cidade”, disse o prefeito.
Qual a primeira mudança?
Em uma primeira etapa, já será possível aumentar de 282 para 509 as equipes de Saúde da Família - ESF (cobertura de 59,4% para 88%). Já as equipes de Saúde Bucal passarão de 191 para 245 (alcance no território de 39,5% para 56,8%).
Para isso, será adotado um novo modelo de territorialização das equipes existentes e a transformação das Unidades Básicas Tradicionais (UBT) em Estratégia de Saúde da Família.
O que vai acontecer, de imediato, com 18 USFs?
Dezoito USFs passarão, em um primeiro momento, a ser USF Mais. O horário de funcionamento será ampliado, passando de 8h às 17h para 7h às 19h, ininterruptamente, sem aumento da carga horária dos profissionais.
"Na prática, significam quatro horas a mais de atendimento à população a cada dia, o que representa 50% de ampliação em relação ao atual período aberto aos pacientes”, disse a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.
Em dezembro, o que será mudado?
Em dezembro deste ano, serão outras 29 USF Mais e, entre março e dezembro de 2024, 107 unidades aderem ao novo horário. Com isso, até o final do ano, 470 mil recifenses serão beneficiados pela extensão e, ao fim de 2024, Recife contará com um total de 154 USF Mais na capital.
Nessas três décadas, a Prefeitura do Recife está empreendendo seu projeto mais ambicioso, que é o de não deixar nenhuma família ou comunidade sem referência na Atenção Básica para o seu território”, explica a secretária Luciana Albuquerque.
O que dizem os sindicatos?
Ilze Mendes, representante do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias (SINDASB/TSB), expressou entusiasmo com a expansão dos serviços de saúde em Recife.
Ela destacou que a falta de cobertura ampliada era motivo de grande preocupação para eles. A expansão agora é vista como um motivo de celebração, pois permite que eles cumpram seu objetivo primordial: proporcionar qualidade de vida para a comunidade.
"Essa ampliação vai trazer muita satisfação e o nosso grande objetivo, que é levar qualidade de vida à população", afirmou Ilze.
Quais centros vão atender até as 19h?
- Gaspar Regueira Costa (Barro)
- Iraque (Rua do Rio, na Estância)
- Jardim São Paulo
- Jiquiá
- Mustardinha
- Planeta dos Macacos I (Curado)
- Planeta dos Macacos II (Jardim São Paulo)
- Dr. Geraldo Barreto Campelo (San Martin)
- Josué de Castro (Cohab)
- Jordão Baixo
- Monte Verde
- Rio Pajeú (antiga Rio da Prata, no Ibura)
- Prof. Jorge Lobo (Três Carneiros Alto)
- Desembargador José Manoel de Freitas (UR-04/UR-05)
- Ilda Rodrigues da Silva (UR-10)
- Dr. Aldenir Ferraz (UR-03)
- Vila das Aeromoças (Cohab)
- Vila do Sesi (Ibura de Baixo)
Serão construídas mais quantas Unidades de Saúde da Família?
O Projeto de Lei (PL) também contempla a construção de 12 Unidades de Saúde da Família (USF) em uma segunda etapa do plano, juntamente com a realização de concursos para preencher mais de 3 mil vagas destinadas a profissionais de Atenção Básica.
As vagas incluem uma ampla gama de profissões, como médicos, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal, biólogos, biomédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos.
Também serão contratados fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, agentes comunitários de saúde e de redução de danos, além de técnicos de laboratório, histopatologia e radiologia.
E como ficam os oito distritos sanitários?
Essa expansão resultará em um total de 597 equipes de saúde da família e 597 equipes de saúde bucal, que serão distribuídas nos oito distritos sanitários da cidade. A ampliação do quadro de profissionais também terá um impacto positivo na qualidade dos serviços de saúde.
A secretária-executiva de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Recife, Juliana Martins, ressalta que cada Equipe de Saúde da Família (ESF) passará a atender até 2.800 pessoas, em comparação às 3.500 atendidas atualmente.
Para ela, isso resultará em um atendimento ainda mais humanizado. Além disso, as equipes multiprofissionais que prestam apoio às ESFs também serão reforçadas, atingindo 100% do território.
Comentários