População poderá acompanhar evolução de processos sobre feminicídio na Justiça
Ferramenta "Sinal Vermelho" já está disponível para consulta de processos
Escute essa reportagem
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) sediou, nesta quinta-feira (2), o lançamento da ferramenta “Sinal Vermelho”. A iniciativa pretende trazer mais visibilidade aos processos de feminicídio que tramitam no Judiciário, dando suporte para a construção de um banco de dados inédito sobre as informações reais dos crimes de feminicídio em Pernambuco.
A ferramenta “Sinal Vermelho” consiste em um site onde familiares das vítimas poderão preencher um formulário online e cadastrar os processos de feminicídio em tramitação. A partir daí o TJPE vai encaminhar as solicitações para a Coordenadoria da Mulher, que poderá fazer os pedidos de agilização junto às unidades. Após o cadastramento, haverá a sinalização do processo por cores, de acordo com o seu andamento, considerando o tempo em que está tramitando.
O instrumento foi desenvolvido em conjunto com a academia V3l0z, composta por alunos e professores de Engenharia de Computação da Faculdade Uninassau. Para acessar, clique AQUI.
AGILIZAR PROCESSOS
Em seu discurso, o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, falou da importância de se apoiar a iniciativa. “Tínhamos um déficit de magistradas e magistrados no estado e com a recente realização de concurso público esperamos dar um maior retorno à sociedade com a realização do julgamento desses processos de forma mais célere. Demos um enfoque especial à causa das mulheres na formação desses profissionais e firmamos um compromisso em defender essa causa”, completou o chefe do Judiciário estadual.
Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho, falou sobre o nascimento da ideia de desenvolver uma ferramenta para ajudar a identificar e acompanhar os processos de feminicídio. “Essa iniciativa foi construída pelo IBV e pelo nosso grande parceiro Uninassau. E estamos hoje aqui muito agradecidos por vê-la saindo do papel porque nós sabemos que só quem sente a dor dessas famílias é que pode entender o que é esse tempo para cada uma delas”, afirmou.
BANCO VERMELHO
O Instituto Banco Vermelho Brasil surgiu em novembro de 2023 e tem como missão a luta e a prevenção contra a violência de gênero e o feminicídio. O Banco Vermelho é uma intervenção urbana com o propósito de se tornar uma ferramenta de prevenção ao feminicídio e à violência de gênero. Cada banco vermelho traz uma frase de reflexão e disponibiliza um QR code que levará ao Instagram do movimento. Acesse o @bancovermelho e saiba mais sobre as ações desenvolvidas.
Comentários