Ponte Giratória já está aberta ao trânsito no Bairro do Recife
Prefeito João Campos fez a entrega da ponte após grande reforma estrutural
A Prefeitura do Recife entregou, nesta terça-feira (23), as obras de requalificação total da Ponte 12 de Setembro, conhecida popularmente como Ponte Giratória. A reabertura, segundo a prefeitura, ocorreu de forma antecipada — o prazo inicial era março de 2026 — garantindo o fluxo de veículos e pedestres para as festas de fim de ano e o Carnaval de 2026.
A intervenção no equipamento, que liga os bairros do Recife e de São José, recebeu um investimento de R$ 21 milhões. Segundo a gestão municipal, a reforma foi necessária para evitar o colapso da estrutura, que apresentava sérios danos identificados durante o processo de vistoria iniciado em 2018.
Recuperação emergencial e desafios técnicos
Durante a execução da obra, iniciada em 2022, engenheiros identificaram uma falha construtiva datada da década de 1970 no sistema de protensão (reforço do concreto). A descoberta exigiu a interdição imediata da via e a revisão do projeto original.
"Se não tivesse sido feita essa obra, a ponte teria caído, literalmente", afirmou o prefeito João Campos. "Após novos projetos e mais de 30 ensaios diferentes, identificou-se que era possível recuperar a ponte, que foi toda reforçada com uma nova proteção externa."
Mudanças no trânsito e fluidez
A reabertura deve desafogar o tráfego no Centro da capital. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) destacou que a ponte recupera sua capacidade de conexão, oferecendo novas rotas: sentido Bairro do Recife - Motoristas que vêm pelo Cais de Santa Rita podem seguir direto pela Ponte Giratória em direção à Avenida Alfredo Lisboa.
No sentido Zonas Sul e Oeste: Quem circula pelo Cais da Alfândega ou Rua Madre de Deus agora pode utilizar a ponte para acessar a Avenida Martins de Barros e o Cais de Santa Rita. Agentes da CTTU atuarão na área para orientar condutores e pedestres neste período de adaptação, informou a prefeitura.
Detalhes da obra
A Ponte Giratória possui 195 metros de extensão e 22 metros de largura. A reabilitação estrutural incluiu o reforço das vigas longarinas e a instalação de protensão externa, adequando o equipamento às normas técnicas atuais. O projeto também contemplou a manutenção dos passeios de pedestres (3 metros ao norte e 2 metros ao sul).
A obra faz parte de um pacote de intervenções urbanas nos bairros históricos, visando revitalizar a infraestrutura de áreas que recebem novos empreendimentos públicos e privados. divulgou a prefeitura.
Comentários