Policiais usarão câmeras no corpo para se proteger e dar mais segurança aos foliões
As operações de Pernambuco também terão dispositivos de identificação facial
Escute essa reportagem
Carnaval de 2024 trará uma novidade significativa para os foliões: a Polícia Militar, sob a gestão do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), incorporará câmeras individuais corporativas, conhecidas como "bodycams", em suas operações durante o Galo da Madrugada, nos festejos no Recife Antigo e em Olinda.
A implementação dessa tecnologia tem como objetivo proporcionar benefícios tanto para os cidadãos quanto para os policiais envolvidos em ocorrências.
Na Europa, o uso do equipamento é rotina e o principal objetivo é reduzir a letalidade dos policiais. Na Alemanhã, por exemplo, cidadãos começaram a filmar as ações policiais e eles não tinham contraponto, o que mudou com o poder das imagens no próprio corpo, especialmente para supostas edições equivocadas.
As "bodycams" desempenham um papel crucial na preservação dos direitos do cidadão, ao mesmo tempo em que garantem o legítimo exercício da atividade policial dentro dos limites estabelecidos pela lei. A experiência carnavalesca para policiais e foliões será mais segura durante as festividades carnavalescas.
Para a Secretária de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o uso das "bodycams" reforça a transparência da ação do Estado. A adoção do equipamento também facilita as boas práticas e a cultura institucional de atuação técnica e legal da Força.
As "bodycams" também serão responsáveis por ações preventivas e repressivas, visando a garantia da ordem pública e a preservação da vida.
"Começaremos pelo Galo da Madrugada com uma 'bodycam' por patrulha lançada e, durante o Carnaval, também iremos atuar no Recife Antigo e Olinda", explica Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social. O planejamento operacional para o Galo da Madrugada é de quase 100 patrulhas lançadas.
Treinamento
O 17º Batalhão de Polícia Militar, encarregado do policiamento nas cidades de Paulista e Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, foi selecionado em 2023 como o projeto piloto para a implementação das câmeras corporais. O Governo do Estado investiu R$419.500 na aquisição de 187 dessas câmeras, marcando um avanço significativo em termos de tecnologia de segurança.
Os policiais pertencentes a este Batalhão foram submetidos a um treinamento especializado para se adaptarem ao uso eficaz dessas câmeras. A expectativa é que esses equipamentos contribuam para aprimorar a transparência, a prestação de contas e a eficiência das operações policiais.
Com a conclusão do treinamento, esses policiais estarão prontos para serem mobilizados durante o próximo Carnaval, representando um marco na implementação desse novo recurso tecnológico para o aprimoramento das atividades de policiamento na região.
Quanto às câmeras de reconhecimento facial, mais detalhes (quantidade e início) serão divulgados pela SDS nesta próxima semana, durante coletiva de imprensa do Carnaval 2024.
Comentários