Polícia Civil de Pernambuco paralisa atividades por 24 horas
Apenas alguns serviços serão mantidos para a população: veja quais são
Escute essa reportagem
O Sindicato da Polícia Civil de Pernambuco decretou paralisação de advertência de 24 horas da categoria. A decisão começou a vigorar a partir das 7h desta quarta-feira (24) e vai até a manhã desta quinta-feira (25).
A ação foi decidida na assembleia realizada pela categoria na noite de terça-feira (23). A diretoria do Sinpol explica que o efetivo está sendo orientado a atender apenas situações de flagrante delito e de violência contra a mulher.
O sindicato diz que, este ano, o Governo do Estado não abriu sequer uma mesa de negociação para discutir as condições salariais dos policiais civis de Pernambuco. O Sinpol reclama das condições enfrentadas pelos policiais na execução do trabalho e diz que a troca de comando encobre apenas os erros da gestão estadual.
Nesta semana, o delegado Renato Márcio Rocha Leite assume a chefia da Polícia Civil no lugar da delegada Simone Aguiar.
A paralisação preocupa porque mexe diretamente com a segurança da população. Alguns pontos, por exemplo, são impactantes.
Os corpos do Instituto de Medicina Legal não serão liberados para enterro, as perícias e investigações ficam paradas em meio ao aumento nas taxas de homicídio. Entretanto, o presidente do Sinpol afirmou que será analisados os casos mais urgentes e sensíveis aos direitos humanos.
Caso não exista acordo após 24 horas, a Polícia Civil dará início a operação-padrão, com validade até o próximo dia 6 de fevereiro. Nesta data, está programada uma passeata da categoria. Atualmenete, a corporação conta com 5.300 agentes.
A Tribuna Online solicitou respostas da Secretaria de Defesa Social. Mais informações em instantes.
A principal concentração dos policiais paralisados está sendo em frente ao Instituto de Mediciona Legal do Recife, no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife. O outro ponto é a Central de Polícia da Capital. A previsão é de uma conversa do sindicato com a categoria no final da tarde.
Comentários