X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Pernambuco reduz violência contra crianças, mas ainda é o 2º lugar no Nordeste

Estado registra um dos maiores índices de mortes violentas especialmente na faixa etária de 10 a 19 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco reduz violência contra crianças, mas ainda é o 2º lugar no Nordeste
Pernambuco registrou 1.352 vítimas fatais de atos violentos entre 10 e 19 anos, sendo 58 dessas mortes resultado de intervenções policiais |  Foto: Divulgação/Unicef

Mais de 15 mil crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 19 anos, foram mortos de forma violenta no Brasil nos últimos três anos. Desse total, 1.375 mortes ocorreram em Pernambuco entre 2021 e 2023, segundo o "Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil".

A segunda edição do relatório foi lançada nesta terça-feira (13) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Embora o número de homicídios de crianças e adolescentes em Pernambuco tenha variado de forma negativa em 8,2% entre 2022 e 2023, o estado ainda ocupa o segundo lugar no Nordeste, em termos absolutos, um dos mais perigosos para crianças. Fica atrás apenas da Bahia.

As características da violência letal que atinge crianças de até 9 anos, comparadas com os assassinatos de jovens entre 10 e 19 anos, sugerem que se tratam de dois fenômenos distintos.

No caso das crianças mais novas, os atos violentos ocorrem principalmente dentro de casa, muitas vezes cometidos por pessoas conhecidas, por meio de agressões.

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco reduz violência contra crianças, mas ainda é o 2º lugar no Nordeste
De acordo com a Unicef, tanto meninos quanto meninas são vítimas, com maior prevalência entre crianças negras. |  Foto: Divulgação

Em Pernambuco, 23 crianças de 0 a 9 anos foram vítimas de mortes violentas intencionais entre 2021 e 2023, com uma variação negativa de 11,1% de 2022 para 2023. Essas taxas foram calculadas com base na população indicada pelo Censo de 2022.

De acordo com a Unicef, tanto meninos quanto meninas são vítimas, com maior prevalência entre crianças negras. Na maioria dos casos, essas mortes resultam de maus-tratos no ambiente familiar, frequentemente associados a negligência e abusos físicos, psicológicos e sexuais.

É na faixa etária entre os 10 e 19 anos que a situação para as crianças piora no estado. Nos últimos três anos, Pernambuco registrou 1.352 vítimas fatais de atos violentos entre 10 e 19 anos, sendo 58 dessas mortes resultado de intervenções policiais, uma alta variação de 35,7% de 2022 para 2023.

Pernambuco não forneceu dados sobre violência sexual nos anos de 2021 e 2022. Contudo, em 2023, 2.101 crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram vítimas desse tipo de crime, com uma taxa de 81,4 por 100 mil habitantes. 

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco forneceu dados incompletos nos anos de 2021 e 2022 sobre violência sexual contra crianças e adolenscentes, o que dificultou a análise geral da situação neste tema importante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: