Pernambuco notifica seis novos casos suspeitos de intoxicação por metanol
Com cinco óbitos e pacientes de outros estados, Pernambuco atinge 37 notificações de intoxicação ligada a bebidas alcoólicas adulteradas

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, na tarde desta quinta-feira (9 de outubro de 2025), a notificação de mais seis casos suspeitos de intoxicação por metanol. As ocorrências estão associadas ao consumo de bebidas alcoólicas supostamente adulteradas.
Com a atualização, o estado contabiliza um total de 37 casos suspeitos desde o início do surto, incluindo três pacientes residentes em outros estados (dois de São Paulo e um de Alagoas).
Casos e óbitos
Entre os seis novos pacientes notificados, cinco são residentes de Pernambuco, com registro nas cidades de Recife (2), Caruaru (1), Cachoeirinha (1) e Surubim (1). Dessas novas ocorrências em moradores do estado, houve três altas, uma evasão hospitalar e, lamentavelmente, um óbito. O sexto caso é um paciente de São Paulo que permanece internado.
No balanço total do estado (considerando apenas os 34 residentes de Pernambuco):
Seis pacientes estão atualmente em acompanhamento em serviços de saúde.
Dezoito pacientes receberam alta hospitalar. Desse total, nove casos foram posteriormente descartados.
Cinco óbitos foram registrados (em Lajedo, Surubim, João Alfredo e Paudalho). É importante notar que os óbitos de João Alfredo e Paudalho foram descartados como causa relacionada ao metanol.
Quatro pacientes evadiram-se, abandonando o tratamento hospitalar por conta própria, sendo um desses casos descartado.
A SES-PE informou que segue monitorando a situação e reforça o alerta à população sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa. As autoridades investigam a origem da adulteração para conter a disseminação dos casos de intoxicação.
Comentários