Pernambuco ganha mais 10 Patrimônios Vivos
Cerimônia no Cinema São Luiz marcou reconhecimento de tradições e celebrou mestres e grupos culturais
Escute essa reportagem

A governadora Raquel Lyra conduziu, nesta segunda-feira (18), a abertura oficial da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, realizada pela Secretaria de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Durante o evento, pela primeira vez sediado no Cinema São Luiz, os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco foram diplomados. Na solenidade, também foram premiados os vencedores do 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho.
"Hoje homenageamos o frevo, o boi tira-teima, o maracatu, samba de roda e de coco e tantas manifestações importantes da nossa cultura. Tudo isso representado por nomes de pessoas que conseguiram passar de geração em geração a tradição da cultura popular pernambucana e a força da nossa gente, e que estão aqui hoje, em vida, tendo o seu reconhecimento”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco foram escolhidos após uma eleição promovida pelo Conselho Estadual de Patrimônio. Com a diplomação de mais dez mestres, mestras e grupos, o Estado passa a ter 115 Patrimônios Vivos registrados, de diferentes regiões.
A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, destacou que a Semana do Patrimônio é um momento de reconhecimento coletivo. “Essas trajetórias fazem a nossa cultura, esse grande DNA do povo pernambucano. Através da cultura, falamos de pertencimento, da nossa história e de tantos temas do nosso estado”, afirmou.
GRATIFICAÇÃO
Terezinha do Acordeon, uma das novas diplomadas patrimônio vivo, celebrou a conquista como a coroação de uma vida inteira dedicada à música. “Ano passado completei 60 anos de carreira. Fui inspiração para muitas meninas que hoje tocam sanfona. Este título é uma gratificação enorme”, declarou. Representando o Boi Tira-Teima, de Caruaru, mestre Roberto Gercino também celebrou o novo título. "Ser patrimônio vivo não é apenas ser por ser. É a missão e obrigação de transmitir os saberes. Obrigada ao Governo do Estado por esta oportunidade. Tira-Teima completa esse ano os seus abençoados 103 anos", disse.
Veja a lista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco diplomados:
* Dona Dá (Carnavalesca, Olinda)
* Mestre Lourenço (Artesanato de Palha, Goiana)
* Terezinha do Acordeon (Forró, Salgueiro/Recife)
* Xirumba Amorim (Fotografia, Olinda)
* Dona Maria Viúva (Maracatu de Baque Solto, Glória do Goitá)
* Boi Tira-Teima (Caruaru)
* Mestra Mariquinha do Samba de Coco (Tupanatinga)
* Maestro Edson Rodrigues (Frevo, Recife)
* Mestra Joana Cavalcante (Maracatu de Baque Virado, Recife)
* Maracatu Nação Raízes de Pai Adão (Recife)
Comentários