Pernambuco confirma quarta morte por chikungunya este ano
No total, o estado já soma 15 óbitos por arboviroses (vírus transmitidos por mosquitos)
Escute essa reportagem
A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou a quarta morte por chikungunya no Estado. A vítima foi uma mulher de 48 anos, moradora de Palmares, na Zona da Mata Sul do estado, e que apresentava um quadro de saúde já comprometido com doença hematológica, anemia e tabagismo.
Com este registro, o Estado já acumula 15 óbitos por arboviroses em 2024, sendo 11 por dengue. Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. Atualmente, o número de casos prováveis de dengue está 352,9% maior em relação ao mesmo período de 2023.
De acordo com o boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde, 47 óbitos foram descartados para arboviroses e outros 29 casos seguem em investigação. São 64 os municípios que aparecem com alta incidência de casos.
FEBRE
Em relação à Febre do Oropouche, a SES-PE confirmou três novos casos de mortes e fetos com resultado positivo para o vírus. Os registros são de julho deste ano e aconteceram no Recife, Bom Jardim e Gravatá. Existem até o momento seis casos de Oropouche com transmissão vertical confirmada e, destes, um tem causa de morte associada à doença. No total, o Estado contabiliza 156 casos confirmados da Febre do Oropouche.
Em relação a Chikungunya, foram notificados 4.692 casos prováveis e 1.451 casos confirmados. Já para Zika, foram notificados 278 casos prováveis, sem confirmação até o momento.
Comentários