X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Pernambuco confirma mortes de meninas por chikungunya e dengue no Estado

Garota de 8 anos, que morava em Águas Belas, foi a primeira vítima da Chikungunya em 2024. No caso da dengue, foi a 9ª morte no ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco confirma mortes de meninas por chikungunya e dengue no Estado
|  Foto: Pixabay

Na manhã desta quinta-feira (18), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou as mortes de duas meninas, de 8 e 6 anos, em decorrência de chikungunya e dengue, respectivamente.

Essa foi a primeira morte causada pela chikungunya no Estado em 2024. A paciente era uma menina de 8 anos, que morava em Águas Belas, no Agreste.

O óbito da garota aconteceu no Recife, em 2 de junho, e foi confirmado no mais recente boletim de arboviroses divulgado pela pasta.

Segundo a SES-PE, a menina tinha dermatopolimiosite, doença crônica que se caracteriza por acometimento inflamatório da pele e dos músculos.

Entre os sintomas que ela apresentou, febre, cefaleia, náusea, dor articular, mialgia, dor retro orbitária, cansaço, dor abdominal intensa, vômitos, sonolência e irritabilidade.

DENGUE

O novo boletim epidemiológico também confirmou a 9ª morte por dengue no ano no Estado. A paciente era uma menina de 6 anos, que morava em Terezinha, no Agreste. A morte aconteceu em Garanhuns, em 3 de março.

A menina não tinha comorbidades e apresentou como sintomas febre, dor abdominal, náuseas, vômitos, palidez, sonolência e desidratação. A oitava morte havia sido confirmada pela SES-PE, na semana passada.

BOLETIM DE ARBOVIROSES

A SES-PE contabiliza, até o último sábado (13), um total de 27.276 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), chikungunya e febre oropouche em Pernambuco.

Até o momento, foram confirmados 6.892 casos de dengue, sendo 119 casos graves, e dez mortes — nove por chikungunya.

O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen/PE) confirmou mais 59 casos de febre do Oropouche, o que fez o total disparar para 72. O Estado também investiga uma possível morte de um feto com 30 semanas de gestação em decorrência da febre.

Foram notificados ainda 4.294 casos prováveis de chikungunya, com 1 mil casos confirmados. Já para zika houve o registro de 262 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: