Perícia do micro-ônibus de Jaboatão não foi concluída: o que sabemos até agora?
Peritos dizem que, pelo segundo dia consecutivo, não conseguiram analisar os freios do veículo
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Depois da controvérsia envolvendo o número das vítimas fatais em Jaboatão entre domingo e segunda-feira passada, agora é a vez de outra polêmica. Segundo informações do Jornal Hoje, pelo segundo dia consecutivo, a perícia do micro-ônibus que atingiu 34 pessoas em Jaboatão dos Guararapes, causando a morte de cinco pessoas e deixando mais de 20 feridas, ainda não foi concluída.
Na segunda-feira (1), o veículo não pôde ser ligado por conta de problemas mecânicos e a Secretaria de Defesa Social não tinha um profissional da área à disposição.
Nesta terça-feira (2), ainda de acordo com o Jornal Hoje, quando o mecânico foi levado ao local, o micro-ônibus mais uma vez não foi periciado por causa de problemas elétricos. Em outras palavras, precisava de um eletricista para funcionar.
Os peritos do Instituto de Criminalística disseram que o ônibus precisa ser ligado para verificar se houve, realmente, falta de freios na descida desgovernada.
O IC não se pronunciou oficialmente. Visualmente, o veículo usado no transporte complementar da cidade está bastante avariado, especialmente do lado esquerdo, onde o maior número de pessoas foi atingido na ladeira, durante a procissão Cristo Vive, que descia pela ladeira da Adelaide, no Domingo de Páscoa.
Apesar de ser usado no transporte complementar de passageiros, o veículo exibe danos em outros aspectos, além dos causados pelo acidente. As cadeiras estão enferrujadas, o teto sujo e as portas com trancas quebradas.
O que disse a SDS?
Em nota, a SDS disse que a perícia no micro-ônibus, envolvido no atropelamento de fiéis em Jaboatão, “continua sendo realizada normalmente nesta terça-feira (02/04), seguindo todos os protocolos técnicos”.
O comunicado emitido pela pasta continuou: “A dificuldade em ligar o motor não impede o andamento dos trabalhos que estão sendo conduzidos pela equipe do Instituto de Criminalística (IC), uma vez que, os exames têm como foco principal o sistema de frenagem do veículo.
De acordo com a SDS, a “Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC) esclarece, ainda, que a perícia depende de exames complementares para ser finalizada e seus resultados serão entregues às autoridades policiais competentes.”
Veículo estava regular, segundo inspeção do INMETRO
A Prefeitura de Jaboatão informou que o ônibus estava regular, com um laudo de inspeção técnica veicular do INMETRO feito há cinco meses. O veículo, no entanto, exibia danos em todos os aspectos, além dos causados pelo acidente. As cadeiras estavam enferrujadas, o teto sujo e as portas sem trancas seguras.
O INMETRO é uma autarquia federal, vinculada à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia.
Para o drama de quem estava presente, o micro-ônibus só parou porque tinha várias pessoas debaixo dele, uma cena que parecia de guerra. O evento estava sendo realizado pela Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro num dia de homenagem à ressurreição de Cristo.
A versão do motorista que dirigia o veículo
Já o motorista do micro-ônibus, que tem 74 anos, prestou depoimento de forma espontânea e, em virtude da legislação, segundo a Polícia Civil, está solto. Durante seu testemunho, obtido com exclusividade pela TV Tribuna, o veículo tinha apresentado problemas mecânicos no mesmo dia do acidente, o que deixa uma pergunta no ar: por que ele dirigiu mesmo assim, no meio de uma multidão, e numa ladeira?
O micro-ônibus em questão faz a linha Marcos Frere/Barra de Jangada. O motorista frisou que pagava diária aos proprietários para utilizá-lo.
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