PE também adere aos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”
Serão três semanas de ações, seminários, palestras e diversas atividades, que seguem até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos
Escute essa reportagem
A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é uma iniciativa que busca a eliminação da violência de gênero no Brasil.
Em todo o mundo, ela é conhecida como 16 Dias de Ativismo, mas no nosso país, as ações começaram em 20 de novembro, quando se celebra a Consciência Negra, e seguem até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A iniciativa desempenha um papel importante na promoção da igualdade de gênero e na eliminação da violência contra as mulheres em todo o Brasil.
Os objetivos da campanha visam criar um mundo mais seguro e justo para todos os gêneros. A Secretaria da Mulher de Pernambuco desenvolverá ações durante o período em todas as regiões do Estado de Pernambuco.
São ações, palestras, seminários e operações conjuntas com outras secretarias do Governo.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
As ações da Secretaria da Mulher de Pernambuco começaram no dia 19 de novembro, antes do calendário oficial, com o Webinário de Abertura dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
O encontro, online, contou com a presença de gestoras municipais que receberam informações sobre o calendário da pasta durante a campanha.
Já foram realizadas ações em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), através do Departamento de Polícia da Mulher (DPMul), no Shopping Riomar; e do Centro Integrados de Defesa Social (Ciods) com os atendentes do 190; e com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, dentro do presídio Bom Pastor, no Engenho do Meio.
Ainda estão previstas formações para motoristas de ônibus, síndicos e administradoras de condomínios; funcionários do Expresso Cidadão; blitze em diversos municípios do Estado; oficinas; seminários para travestis e mulheres trans e funcionários da Polícia Rodoviária Federal.
HISTÓRICO
Em todo o mundo, no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher.
A data foi escolhida em homenagem às irmãs dominicanas Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), que ficaram conhecidas como Las Mariposas.
Elas se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.
De acordo com a ONU Mulheres (2018), a campanha mundial 16 Dias de Ativismo inicia em 25 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro, que é conhecido como o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Já no Brasil, a campanha começa a partir do dia 20 de novembro, puxando o gancho do Dia Nacional da Consciência Negra.
Ou seja, especialmente no nosso país, a mobilização é conhecida como 21 Dias de Ativismo.
A ação mundial teve início em 1991, organizada pela Liderança Global das Mulheres, nos Estados Unidos, e até hoje continua a ser coordenada anualmente pelo Centro de Liderança Global das Mulheres.
O principal objetivo da campanha é mobilizar o mundo, através de pessoas e organizações, para a prevenção e eliminação das diferentes formas de violência contra as mulheres, além de pensar estratégias para o enfrentamento desta questão no âmbito dos Direitos Humanos.
Comentários