Páscoa: momento de renovação e esperança para famílias em luto
Somente em Pernambuco, há estimativas de que mais de 300 mil pessoas vivenciam o sentimento de perda
Escute essa reportagem
A Páscoa, celebrada por milhões de pessoas em todo o mundo, é um momento de reflexão sobre a vida, a morte e a ressurreição. Para as famílias que vivenciam o luto, essa data assume um significado ainda mais especial, representando uma oportunidade de ressignificar os sentimentos e encontrar esperança em meio à dor.
Cruzando dados do Estudo Nacional de Saúde Mental (2019), da Pesquisa Vigitel (2022) e do IBGE (2023), a estimativa é de que, no Brasil, 3 milhões de pessoas estejam de luto, sendo 314.098 delas em Pernambuco. Nem sempre é fácil superar. Às vezes, nunca se supera determinadas perdas.
Contudo, segundo a psicóloga especialista em luto Simone Lira, o apoio social é fundamental para que os enlutados possam lidar com a dor da perda e seguir em frente.
"A Páscoa é um momento de reflexão, de entender que a dor não vai acabar, mas que há esperança de renovação. A comunidade desempenha um papel crucial ao oferecer apoio e assistência, motivando as pessoas a acreditarem que dias melhores virão, assim como o renascimento simbólico que a Páscoa representa”, destacou a profissional.
Cerimônias personalizadas e significativas
O Morada da Paz, cemitério, funerária e crematório, diz que oferece uma série de serviços de apoio ao luto na Páscoa, incluindo cerimônias personalizadas que celebram a vida e o legado dos entes queridos.
"Em nossas cerimônias, buscamos destacar a importância da Páscoa como um símbolo de renovação e esperança", explica Tayroni Carlos, cerimonialista fúnebre do Morada da Paz. "As famílias podem escolher músicas, leituras e outros elementos que transmitam conforto e significado para este momento tão especial."
Ainda segundo ele, uma das formas de encontrar conforto no luto é acreditar que, após a morte há o renascimento, e é isso que buscamos destacar em algumas de nossas cerimônias. A ressurreição materializa-se na ideia de prosseguir o legado deixado pelos entes queridos, é uma oportunidade de ressignificar e prolongar sua trajetória."
Já Safira Santana, cerimonialista fúnebre do Morada da Paz, ressaltou a importância das tradições familiares, para os adeptos, durante a Páscoa. "A Páscoa é um momento de conforto espiritual, de relembrar memórias afetivas e celebrar a vida”. Assim, em um ambiente de respeito, acolhimento e esperança para aqueles que vivenciam o luto, o Morada da Paz promove conversas significativas sobre renovação e continuidade da vida”, disse ela.
Saiba mais
O número de 3 milhões de pessoas em luto no Brasil é uma estimativa baseada em diferentes estudos e pesquisas, como:
Estudo Nacional de Saúde Mental (2019): realizado pelo Ministério da Saúde, o estudo indicou que 15,2% da população brasileira apresentava algum transtorno mental, sendo o transtorno de luto um dos mais prevalentes.
Pesquisa Vigitel (2022): realizada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa apontou que 13,5% da população brasileira relataram ter perdido alguém próximo nos últimos 12 meses.
Dados do IBGE (2023): o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registra o número de óbitos no Brasil, que em 2023 já ultrapassa 1 milhão de mortes.
Com base nesses dados, estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil estejam em processo de luto, considerando diferentes tipos de perdas, como morte de familiares, amigos, cônjuges, filhos, entre outros.
Quando procurar ajuda profissional:
1 - Se a dor da perda estiver interferindo nas suas atividades diárias, como trabalho, estudos, sono e alimentação.
2 - Se a pessoa estiver com pensamentos suicidas ou de automutilação.
3 - Se a pessoa estiver com dificuldade para lidar com a raiva, a culpa ou a tristeza relacionadas à perda.
4 - Se a pessoa estiver se sentindo isolado e sem apoio social.
Texto contou com a colaboração de Inteligência Artificial Gemini para cruzamento de dados e informações da assessoria de imprensa do Morada da Paz.
Comentários