X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Operação Impacto: Recife reforça segurança com 500 policiais nas zonas Norte e Sul

Efetivo de reforço é formado por policiais que vão receber horas extras por profissionais que trabalham na área administrativa


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Operação Impacto: Recife reforça segurança com 500 policiais nas zonas Norte e Sul
Segundo o Coronel João Barros, aumento no policiamento e ações preventivas marcam nova operação da PMPE |  Foto: Reprodução da TV Tribuna PE

A Polícia Militar de Pernambuco anunciou o lançamento da Operação Impacto, uma nova estratégia de segurança que visa intensificar o policiamento nas zonas Norte e Sul do Recife.

Com o objetivo de combater o aumento recente nos crimes contra o patrimônio, a operação contará com a presença adicional de cerca de 500 policiais em diversas áreas da capital pernambucana. Eles farão a patrulha de bicicleta, moto e viaturas.

Detalhes da Operação

A Operação Impacto entrou em nesta quarta-feira e envolve a implementação de um policiamento reforçado em pontos críticos identificados através de análise criminal. As áreas selecionadas para o reforço são aquelas que apresentam um histórico significativo de ocorrências de crimes.

A abordagem inclui diversas modalidades de policiamento, como patrulhas a pé, ciclopatrulhas, motocicletas e viaturas. A intenção é não apenas aumentar a presença policial, mas também proporcionar uma maior sensação de segurança à população.

Estratégia e participação comunitária

Segundo o Coronel João Barros, Diretor de Planejamento Operacional da PM, a operação foca em áreas com maior incidência de crimes, especialmente em horários de pico, como no início da manhã, quando as pessoas saem para trabalhar e caminhar.

"Queremos que a população veja o policiamento e se sinta segura. Pedimos que os cidadãos também colaborem, registrando ocorrências e interagindo com os policiais durante suas atividades diárias", explicou o Coronel Barros.

Ele acrescentou, "Nossa abordagem é proativa. Não estamos apenas reagindo aos crimes, mas tentando prevenir que eles ocorram. A presença visível da polícia e a interação com a comunidade são partes essenciais dessa estratégia."

A participação da comunidade é considerada decisiva para o sucesso da operação. O Coronel enfatizou a importância do registro de boletins de ocorrência tanto no momento do crime quanto posteriormente, para direcionar adequadamente as ações policiais e melhorar a resposta às ocorrências.

"Somente com o registro adequado das ocorrências é que conseguimos ajustar nossa estratégia e alocar recursos onde são mais necessários", destacou o Coronel Barros.

Reforço operacional e distribuição de recursos

Dos 500 policiais adicionais, muitos são provenientes de funções administrativas dentro da corporação, como gestão de combustível e folha de pagamento.

Além disso, a PM está utilizando diárias extras para mobilizar policiais em seu tempo de folga para a operação. Essa estratégia permite a manutenção das atividades regulares da corporação enquanto reforça o policiamento nas áreas mais necessitadas.

Colaboração com outras entidades

A Operação Impacto também conta com o apoio das secretarias municipais de Jaboatão, Recife, Paulista e Ipojuca, além da colaboração das guardas municipais em áreas como Boa Viagem e Parque da Jaqueira. Essa cooperação visa uma cobertura mais ampla e eficaz na proteção das comunidades locais.

Impacto esperado

A PM espera que o aumento da visibilidade policial e o reforço na presença de forças de segurança contribuam significativamente para a redução dos crimes contra o patrimônio e para o aumento da sensação de segurança entre os moradores das zonas Norte e Sul.

A operação também pretende estabelecer uma maior proximidade entre a polícia e a população, facilitando a comunicação e a colaboração no combate à criminalidade.

Segundo o coronel, a comunidade pode esperar uma mudança visível na presença policial e é encorajada a colaborar com informações e a registrar quaisquer ocorrências para ajudar na eficácia da operação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: