X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

ONG e universidade se juntam para oferecer serviços gratuitos a cadeirantes

Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), em parceria com a ONG SOMOS, oferece serviços de fisioterapia e nutrição. Veja como ter acesso


Imagem ilustrativa da imagem ONG e universidade se juntam para oferecer serviços gratuitos a cadeirantes
|  Foto: Divulgação

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21) tem o objetivo de conscientizar e dar visibilidade para os desafios enfrentados por pessoas que tem algum tipo de deficiência. Um dos meios de proporcionar uma melhor qualidade de vida a esta população é através do esporte, que ajuda no fortalecimento do corpo, promove autonomia, inclusão, além de prevenir doenças, como cardiovasculares e respiratórias.

De acordo com o Guia da Atividade Física para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, uma pessoa adulta com deficiência precisa realizar ao menos 150 minutos de atividade física ao longo da semana. Devem ser exercícios de fortalecimento muscular envolvendo os principais grupos musculares, em dois ou mais dias da semana. Os treinos precisam, dentre diversos pontos, promover o desenvolvimento humano e bem-estar, relaxamento, divertimento, a criação e fortalecimento de laços sociais, a disposição, aumentar a força muscular, a resistência, a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, a agilidade e ajudar na inclusão social.

PROGRAMA DE INCLUSÃO

Com o objetivo de prestar assistência a essa população, o Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), em parceria, com a organização não governamental Somos (Servir com o Propósito de Mudar a História de Muitos). A ONG, que teve início em 2019, foi criada pelos professores universitários da instituição, Pedro Moury e Luciana Santos, com a finalidade de proporcionar, de forma gratuita, para pessoas cadeirantes, serviços de fisioterapia, nutrição e exercícios, por meio do esporte, o convívio e interação social. O projeto conta com a participação de fisioterapeutas, nutricionista e personal trainer, formado por professores e alunos da UNIFG.

Atualmente, participam do Somos 15 pessoas cadeirantes com lesão medular. A ONG conta com o aporte da Clínica Integrada de Saúde (CIS), da UNIFG. Para participar, os interessados deverão entrar em contato pelo número, que também é WhatsApp, (81) 3461-5529, indo diretamente à instituição, que fica localizada na Rua Comendador José Didier, nº 27, bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes ou pelo Instagram somosumaong. Os atendimentos para fisioterapia e os exercícios físicos acontecem de segundas as sextas-feiras, já os demais serviços precisam ser agendados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: