Obras na orla de Boa Viagem vão alterar trânsito a partir desta segunda-feira (28)
Interdição segue até o final de novembro e vai interferir no acesso a Brasília Teimosa. Veja o que muda
Escute essa reportagem

A partir desta segunda-feira (28), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) realizará uma alteração temporária no trânsito da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul. A mudança será necessária para dar continuidade às obras de requalificação da orla, dentro do Projeto Orla Parque, da Prefeitura do Recife. A previsão é de que a intervenção dure até o final de novembro.
A partir do cruzamento com a Rua Herculano Bandeira haverá interdição das duas faixas da direita que dão acesso à entrada de Brasília Teimosa e à pista leste da Avenida Antônio de Góes, no sentido subúrbio-cidade. Os condutores que vão acessar a Rua Comendador Moraes, deverão seguir por uma abertura feita no canteiro central da Avenida Antônio de Góes. É esperado uma retenção no fluxo do trânsito neste trecho, com aumento de congestionamentos em horários de pico.

MUDANÇAS
Durante todo período da obra a Rua Comendador Moraes passará a ter sentido único de entrada para Brasília Teimosa e a Rua Eduardo Jorge tem seu sentido modificado para que os veículos possam sair do bairro de Brasília Teimosa. Agentes de trânsito e orientadores da CTTU estarão posicionados na área da intervenção para orientar a circulação. Em caso de dúvidas, a população pode acionar o teleatendimento gratuito da CTTU, disponível 24 horas por dia, pelo número 0800.081.1078.
As obras nesse trecho da avenida Boa Viagem incluem a substituição do piso atual por placas maciças, ampliação da largura dos passeios, reforço na acessibilidade, além da implantação de redes de abastecimento de água potável, drenagem de águas pluviais e coleta de esgoto. Também estão sendo reformadas as áreas de esportes e do projeto Praia Sem Barreiras, de acessibilidade.
Projeto Orla Parque
Segundo a pefeitura do Recife, o objetivo é requalificar toda a orla do Recife. O Projeto Orla Parque propõe a integração de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa em um grande parque linear de 11 quilômetros de extensão. A iniciativa prevê a criação de núcleos esportivos e de lazer, reforço na segurança e na iluminação, construção de novos banheiros, aumento da área verde e reforma completa da estrutura física do calçadão.
As obras fazem parte de um conjunto de requalificações iniciado em 2023. Na primeira etapa, concluída em março daquele ano, foram entregues 60 quiosques da orla totalmente reformados. Em 2024, a segunda etapa foi finalizada com a reforma dos dez sanitários existentes e a construção de mais 11, dobrando a quantidade de equipamentos disponíveis. Nessa fase, também foi implantada a infraestrutura do Parque de Esculturas Francisco Brennand. A terceira etapa contemplou a requalificação da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, os quiosques da Avenida Brasília Formosa e a construção da centralidade Porto Terra Nova, em Brasília Teimosa.
Comentários