Obra de Maria e Codevasf firmam parceria para levar água a comunidades vulneráveis
Ação prevê perfuração de poços artesianos e deve beneficiar famílias sem acesso à água potável em Pernambuco
Depois de formar parcerias com 16 associações de Pernambuco para desenvolver projetos que atendam à população mais carente, a Comunidade Católica Obra de Maria, sediada no Estado e presente em 64 países, está ampliando suas obras sociais para acolher mais pernambucanos que vivem em situação de vulnerabilidade, especialmente no campo.
A partir deste mês, a Comunidade inicia o trabalho de perfuração de poços artesianos, em parceria com a Codevasf, beneficiando cerca de 800 famílias cadastradas que não têm acesso à água.
O trabalho de perfuração dos poços foi assegurado para começar neste mês depois que representantes da Obra de Maria, sob o comando de Gilberto Barbosa, o fundador da Comunidade Católica, se reuniram nesta semana com o superintendente da Codevasf, Gustavo Henrique de Andrade Melo.
Reunião agenda com 16 presidentes de associações
No encontro, foram apresentadas demandas e necessidades das associações parceiras, e foi agendada uma reunião com os 16 presidentes das associações para a próxima semana, para que a superintendência da Codevasf escute diretamente suas demandas.
“O superintendente parabenizou o trabalho desenvolvido e anunciou a cessão imediata de área de três poços artesianos em áreas carentes da Região Metropolitana do Recife, onde muitas comunidades não têm acesso à água potável” Gilberto Barbosa, Fundador da Obra de Maria
A perfuração dos poços será iniciada neste mês e a estrutura contará com sistema completo, incluindo energia solar, garantindo sustentabilidade e acesso contínuo à água para as comunidades atendidas.
Outros projetos
A maioria das 16 associações têm atuação em diferentes regiões do Estado, ao mesmo tempo em que a Obra de Maria está presente em 36 municípios pernambucanos, desenvolvendo ações através de seus 900 voluntários voltadas sobretudo aos mais pobres.
A perfuração de poços artesiano se somará a outros projetos de moradia, cultivo orgânico, criação de peixes e animais, aliando-se a um grande trabalho que vem sido desenvolvido há cinco anos e crescido exponencialmente sob o comando da Obra de Maria: a distribuição de cestas básicas e a arrecadação de alimentos.
“São 18 caminhões por dia arrecadando frutas, verduras e alimentos de forma geral, para distribuir com os mais pobres Gilberto Barbosa, Fundador da Obra de Maria
Essas arrecadações de alimentos ocorrem diretamente junto a redes de supermercados, como o Mix Mateus e Novo Atacarejo, além da Ceasa, sempre com o objetivo de combater a fome e garantir alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Sobre a Obra de Maria
Fundada em 1990 pelo pernambucano Gilberto Barbosa, com o apoio de Maria Salomé Ventura, a Comunidade Católica Obra de Maria nasceu em Recife a partir de um ideal de evangelização e serviço social. Com atuação reconhecida no Brasil e no exterior, a instituição está hoje presente em 64 países, reunindo quase 6 mil missionários e voluntários, distribuídos pela África, Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.
Inspirada na espiritualidade mariana e com forte presença na Renovação Carismática, a Obra de Maria desenvolve ações nas áreas missionária, social, cultural e humanitária, mantendo diálogo permanente com o poder público e a sociedade civil para promover a dignidade humana e o desenvolvimento social sustentável, especialmente em comunidades historicamente afetadas pela escassez de recursos básicos.
Veja também: Raquel Lyra sanciona lei para doação de área a novo complexo da Obra de Maria
Comentários