Obra da Compesa deixa 800 mil pessoas do Recife e Camaragibe sem água
Abastecimento de água em bairros do Recife e Camaragibe será afetado, entre às 9h desta quinta-feira e às 6h desta sexta-feira
Escute essa reportagem
O abastecimento de água em bairros do Recife e Camaragibe será afetado, entre às 9h desta quinta-feira (16) e às 6h da sexta-feira (17). Ao todo, 800 mil pessoas devem ficar sem água nas torneiras. Tudo por conta de uma manutenção na Estação Elevatória de Água Bruta Duas Unas (sistema de bombeamento), que opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá.
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), algumas localidades serão afetadas com a suspensão total da água e outras terão o abastecimento enfraquecido. Ao todo, serão 64 bairros afetados no Recife e 16 em Camaragibe.
O objetivo da manutenção é aumentar o rendimento da unidade com incremento de 100 litros de água por segundo, beneficiando bairros atendidos por este sistema nas cidades do Recife e Camaragibe.
Também serão realizados testes na Barragem Tapacurá com a possibilidade de ampliar em mais 100 litros/segundo produção de água para os municípios.
Serão feitos serviços para instalação de um novo conjunto de bombeamento e ações preventivas e corretivas nos equipamentos em operação. Segundo a Compesa, as intervenções permitirão um melhor desempenho da elevatória, responsável por 30% da água bruta enviada para tratamento na ETA Tapacurá.
A expectativa da Compesa com as ações é ampliar o rendimento da unidade aumentando a confiabilidade e a segurança hídrica dos bairros atendidos por este sistema.
Com a realização dos testes operacionais a partir da Barragem Tapacurá, um novo incremento de água é esperado, podendo chegar a um total de 200 litros de água por segundo a mais para as cidades, a depender do desempenho do sistema durante a testagem.
Os serviços serão estendidos para correção de vazamentos nos bairros do Viana e Timbi, em Camaragibe, durante a parada do sistema. “Os serviços serão feitos em tubulações consideradas de grande porte, entre 500 e 600 milímetros, cuja manutenção necessita do esvaziamento das redes para execução”, diz a Compesa.
A atuação das equipes da Compesa ocorrerá nas ruas Santa Leopoldina, Arapongas, do Sol, no Viana, e Damião Pedro da Cruz, no Timbi. Após a conclusão dos serviços de manutenção, o abastecimento será retomado de forma gradual nas áreas afetadas dos dois municípios a partir das 6h da sexta-feira (17), conforme calendário.
Confira as áreas afetadas:
Recife
Aflitos, Afogados, Alto 13 de Maio, Alto do Mandu, Alto Santa Izabel, Apipucos, Bairro do recife, Boa Vista, Bomba Grande, Bongi, Mustardinha, Brasilit, Cabanga, Casa Amarela, Casa Forte, Caxangá, Cidade Universitária, Coelhos, Coque, Coqueiral, Cordeiro, Derby, Detran, Dois Irmãos, Encruzilhada (parte), Engenho do Meio, Espinheiro, Graças, Ilha de Joana Bezerra, Ilha de Joaneiro, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Iputinga, Jiquiá, Macaxeira, Madalena, Mangueira, Monsenhor Fabrício, Monteiro, Mundo Novo, Novo Caxangá, Paissandu, Parnamirim, Poço da Panela, Prado, Roda de Fogo, Rosarinho, San Martin, Santa Luzia, Santana, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Sítio dos Pintos, Sítio São Brás, Soledade, Tamarineira, Torre, Torrões, Várzea, Vasco da Gama e Zumbi.
Camaragibe
Aldeia de Baixo, Alto da Boa vista, Bairro dos Estados (parte baixa), Bairro novo Carmelo (centro), Cosme Damião, Jardim Primavera, João Paulo II (parte baixa), Loteamento Nazaré, Loteamento São Paulo, Loteamento São Pedro, Rua São Rafael (bairro do Viana), Santana, Sítio Fantainha, Timbi (parte do bairro), Vila da fábrica e Vila Inabi.
Comentários