OAB-PE faz ato de desagravo e cobra respeito às garantias essenciais da advocacia
Protesto foi realizado em frente do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio
Escute essa reportagem
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), realizou na manhã desta sexta-feira (5), um ato de desagravo público em favor do advogado Diego Ugiette.
Comandado pelo presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, o protesto foi realizado em frente ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), localizado na Rua São Miguel, no bairro de Afogados, no Recife.
“Não vamos hesitar a respeito da violação das prerrogativas no nosso Estado. Sempre que as prerrogativas dos advogados e advogadas forem feridas, a OAB-PE irá reagir de forma enérgica”, ressaltou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins
O advogado Diego relatou que foi agredido fisicamente, sendo empurrado e expulso da sala, na frente da sua cliente. Ele havia sido contratado pela esposa de um homem que havia sido preso por roubo de carga.
Diego contou que chegou à delegacia acompanhado da mulher do cliente, que contratou seus serviços, e o delegado afirmou que precisava ouví-la e, caso ela não falasse, seria presa.
O advogado contou que, nesse momento, protestou contra o abuso de poder e o delegado o ameaçou de retirá-lo da sala. Depois de novo protesto, o delegado bateu na mesa, falou palavras agressivas, deu um tapa no seu peito e o mandou retirar.
“É inadmissível que atos como esse aconteçam”, enfatizou a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.
A ação foi acompanhada por membros da diretoria da OAB-PE e de sua Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP).
O ato foi bastante prestigiado. Além de Fernando Ribeiro Lins, estiveram presentes no desagravo a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; e o diretor tesoureiro e coordenador Estadual de Prerrogativas, Carlos Barros; bem como o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), Yuri Herculano.
Também estiveram presentes, o vice-presidente da CAAPE, Max Maciel; a presidente da OAB subsecção Jaboatão dos Guararapes, Ana Firmino; o presidente da Comissão de Direito Penal da OAB-PE, José Luiz Galvão; a vice-presidente e o secretário da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), Tássia Perruci e Djair Calumbí Jr.
Marcaram presença, ainda, no ato em defesa das prerrogativas o conselheiro seccional Maurício Bezerra; o diretor de Eventos da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Bruno Paiva; a vice-presidente da Comissão Especial Pró-Agilização Processual na Esfera Cível e dos Juizados, Emanuelle Shinozaki; além do pai do desagravado, o advogado Marcellus Ugiette
Comentários