O Recife entrou em estágio de mobilização e monitoramento do Réveillon 2024
Videomonitoramento e serviços preparados para facilitar atendimento à população
Escute essa reportagem
O Recife entrou em estágio de mobilização. O Centro de Operações do Recife (COP) vai atuar na coordenação e no monitoramento de todas as equipes da Prefeitura do Recife (PCR) durante o Réveillon 2024 para facilitar o atendimento à população.
Saiba mais sobre policiais infiltrados e drones na festa.
Criado este ano para articular as ações de 13 secretarias e órgãos municipais que atuam nos grandes eventos com impacto na cidade, o COP vai se reunir presencialmente, a partir desta sexta (29).
A central de videomonitoramento atuará em pontos estratégicos para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas durante os festejos.
A frase “o Recife entrou em Estágio de Mobilização” foi divulgada pela PCR, com as equipes municipais de prontidão. De acordo com o chefe do COP e secretário municipal de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos, o objetivo é garantir que tudo funcione perfeitamente.
Os organizadores acreditam ser o maior réveillon da história do Recife.
“O COP atuou intensamente durante o período das chuvas deste ano e agora, pela primeira vez, assume a coordenação e o monitoramento de um grande evento. Equipes de setores como controle urbano, defesa civil, limpeza e mobilidade atuarão de forma integrada para acompanhar o andamento da festa e resolver rapidamente, de forma integrada, as demandas que surgirem”, explica.
O Centro de Operações do Recife (COP) articula, inicialmente, as ações de 13 secretarias e órgãos municipais que atuam nos grandes eventos que impactam a cidade e no gerenciamento de crises, com respostas imediatas.
Representantes de áreas como Defesa Civil, SAMU, Guarda Municipal, Assistência Social, Emlurb, Controle Urbano, Assistência Militar e Saúde se reúnem numa sala equipada com painéis para monitorar a situação e agilizar o atendimento às ocorrências.
“Para isso, o COP Recife conta com uma estrutura integrada de base de dados espaciais, estatísticos e cartográficos para orientar a tomada de decisão e minimizar os efeitos das ocorrências de grande impacto, com métodos integrativos, processos eficientes e tecnologias modernas”, complementa o secretário.
FESTA - Com um modelo inovador, de parceria inédita com a iniciativa privada para a realização das festividades, o Recife dá um passo importante no objetivo de fortalecer a sua estratégia de atração e promoção turística, sem custos para os cofres municipais e com acesso gratuito para a população.
As comemorações começam no dia 29 de dezembro e seguem até o grand finale na noite do dia 31.
Órgãos integrantes do COP
. Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD)
. Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU)
. Guarda Civil Municipal (GCM)
. Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB)
. Secretaria de Saúde (SESAU)
. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
. Secretaria Executiva de Defesa Civil (SEDEC)
. Secretaria Executiva de Controle Urbano (SECON)
. Assistência Militar do Recife
. Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Justiça e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD)
. Secretaria de Governo e Participação Social (SEGOV)
. Gabinete de Comunicação (GABCOM)
. Gabinete de Imprensa (GABIMP)
Saiba os serviços que abrem e fecham na cidade do Recife neste período de virada de ano
Comentários