Novo caso suspeito de intoxicação por metanol é registrado em Pernambuco
Glória do Goitá entra na lista de municípios com casos em investigação; 22 mortes foram registradas desde o início do monitoramento
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (27), a notificação de mais um caso suspeito de intoxicação por metanol relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. O novo registro veio do município de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte.
Com a atualização, o estado chega a 114 notificações desde o início da investigação epidemiológica. Desse total, 109 episódios ocorreram em Pernambuco e 5 foram registrados em outros estados: São Paulo (2), Paraíba (1), Alagoas (1) e Bahia (1).
Casos em Pernambuco
O levantamento mais recente aponta:
- 109 notificações
- 90 casos descartados
- 8 casos confirmados
Situação dos pacientes
Entre os casos ocorridos em Pernambuco, a SES-PE registra:
- 13 pessoas internadas (7 em investigação já descartadas)
- 59 altas hospitalares (3 confirmadas e 54 descartadas)
- 22 óbitos (5 confirmados e 14 descartados)
- 15 evasões hospitalares, todas já descartadas
A SES-PE reforça que os casos confirmados têm relação com ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol — substância altamente tóxica e que pode provocar cegueira, falência orgânica e morte.
As investigações seguem em andamento pela vigilância epidemiológica e sanitária. A orientação das autoridades de saúde é que a população evite consumir bebidas de origem desconhecida e procure atendimento imediato se apresentar sintomas como visão turva, náuseas, tontura, dor abdominal ou dificuldade respiratória.
Comentários