Nova Ponte Jaime Gusmão será liberada neste sábado, conectando Iputinga e Monteiro
Estrutura de ligação promete melhorar a mobilidade entre os dois bairros, beneficiando 60 mil pessoas diariamente
Escute essa reportagem
A partir deste sábado (24), a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que conecta os bairros de Iputinga, na Zona Oeste do Recife, e Monteiro, na Zona Norte, estará liberada para o tráfego de motoristas, pedestres e ciclistas.
A Prefeitura do Recife confirmou a informação nesta sexta-feira (23). A estrutura de ligação atenderá cerca de 60 mil pessoas diariamente.
Com 170 metros de extensão, 20 metros de largura e 12 metros de altura, a ponte foi projetada para melhorar a mobilidade na região. Ela vai oferecer quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido), além de calçadas e uma ciclofaixa.
A nova ligação sobre o Rio Capibaribe surge para suprir a demanda de interligação entre as duas margens, onde não havia outra ponte para veículos em um trecho de quase cinco quilômetros.
No início da construção, o prefeito João Campos falou: "“Hoje realizamos um sonho que existe há mais de 40 anos. A ponte Júlia Santiago vai garantir que pessoas possam transitar de um lado ao outro do Rio Tejipió de forma muito mais rápida, o que também vai ajudar a desafogar um ponto crítico de trânsito da cidade. Essa obra histórica começa hoje e só para quando a ponte estiver pronta”
Estrutura começou a ser montada em 2021
Iniciada em 2021, a obra foi executada pela Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e deveria ter sido entregue no primeiro semestre deste ano. Durante a construção, houve protesto da comunidade local e alguns terminaram optando pelo acordo de indenização.
A nova ponte reduz significativamente as distâncias na área, encurtando o trajeto entre o Parque de Exposições do Cordeiro e a Praça de Casa Forte, de 6,7 km (via Torre-Parnamirim) ou 8 km (via BR-101) para apenas 4,39 km.
Já o percurso entre o Parque do Caiara e o Parque Santana, que atualmente varia entre 5,1 km e 7,7 km, passará a ser de 3,82 km.
Até agora, as alternativas mais próximas para a travessia nessa região eram a ponte da BR-101 e a ponte-viaduto Governador Cordeiro de Farias, que liga os bairros da Torre e Parnamirim.
A inauguração da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão promete aliviar o trânsito nessas rotas, beneficiando milhares de pessoas todos os dias. Mais informações serão divulgadas neste sábado.
Por que Jaime Gusmão?
A ponte homenageia o engenheiro Jaime Gusmão, celebrando o legado de um profissional que dedicou sua vida à engenharia e ao humanismo. Nascido em Caruaru em 1932, Gusmão foi uma figura influente no campo da engenharia no Recife.
Sua atuação se destacou em diversas áreas, incluindo sua presidência na Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) de 1982 a 1984, além de ter presidido o Crea-PE, o Clube de Engenharia de Pernambuco e a Empresa de Urbanização do Recife (URB). Gusmão faleceu em 2013, deixando um legado significativo para a engenharia no Brasil.
Comentários