Nova Linhagem de Covid-19, a Pirola, identificada em Pernambuco
Pesquisa do Instituto Aggeu Magalhães revela tendência preocupante
Escute essa reportagem
A Frente de Vigilância Genômica de SARS-CoV-2 do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) anunciou a descoberta de uma nova linhagem do vírus da Covid-19 no estado de Pernambuco.
Denominada JN.1, e conhecida como Pirola, a identificação ocorreu por meio de um avançado sequenciamento genômico realizado nesta quarta-feira (27/12), utilizando amostras de pacientes provenientes de diversas cidades, entre elas Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Paulista e Salgueiro.
O pesquisador Marcelo Paiva, do departamento de Entomologia da Fiocruz PE, destacou que a presença da variante é mais uma confirmação da tendência preocupante de aumento nos números de casos observados no estado.
Essa descoberta ressalta a importância contínua da vigilância genômica para entender a evolução do vírus e adotar medidas eficazes de controle. A comunidade científica permanece atenta aos desdobramentos dessa nova linhagem e ao impacto que ela pode ter na propagação da Covid-19 em Pernambuco.
“Recebemos um conjunto de amostras do Lacen-PE (Laboratório Central de Pernambuco) e ao processar, foi identificado a circulação de uma nova linhagem, uma sub variante da Ômicron conhecida como Pirola, que está em circulação aqui no estado e foi detectada em uma amostra coletada no dia 12 de dezembro. Essa variante está associada ao aumento do número de casos que está sendo observado não só aqui, mas em outros estados também”, disse.
Um avanço na pesquisa genômica da Covid-19 foi alcançado pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM), que processou 46 amostras para sequenciamento. Dessas amostras, 30 genomas foram obtidos com uma qualidade impressionante, alcançando cobertura superior a 90%.
Os resultados revelaram que todos os 30 genomas pertenciam à linhagem e sublinhagens da Ômicron (B.1.1.529-like e BA-like). Surpreendentemente, entre esses, foi identificado o primeiro genoma da linhagem JN.1, também conhecida como Pirola.
Essa linhagem, responsável por um aumento expressivo de casos no estado do Ceará, é detectada pela primeira vez em Pernambuco, sendo um marco na compreensão da evolução do vírus na região.
Os dados gerados por essa pesquisa são integrados semanalmente à plataforma da Rede Genômica FIOCRUZ/Ministério da Saúde (http://www.genomahcov.fiocruz.br/) para enriquecer a análise do panorama nacional da circulação das linhagens do SARS-CoV-2.
Comentários