No Dia do Pedestre, Recife passa a ter equipamento para travessias seguras
Equipamento promove iluminação canalizada sobre o local da travessia da via, alertando tanto a pedestres como aos condutores

O Dia do Pedestre é comemorado nesta terça-feira (8) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai entregar à população o primeiro de uma série de até 30 equipamentos que visam aumentar a segurança na travessia das faixas no horário noturno.
A luminária é um dispositivo que joga luz sobre o solo no momento em que o pedestre realiza o deslocamento, uma vez que a faixa de luz canalizada induz a pessoa a atravessar de forma correta.
O primeiro equipamento será instalado no Pátio de Santa Cruz, nas imediações do Mercado da Boa Vista, e até o final de setembro está prevista a colocação de mais cinco equipamentos em vias emblemáticas da cidade.
As ações da política de mobilidade focadas nos pedestres levaram o Recife diminuir em 25% o número de mortes no trânsito com os que andam a pé entre 2020 e 2021, de acordo com os dados do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat).
“A luminária é um dispositivo que, além de proporcionar maior segurança ao pedestre, também é visualizado pelos condutores, inclusive a uma grande distância, o que contribui para um trânsito ainda mais seguro”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
O lançamento da faixa acesa acontece às 18h e contará com uma ação da Liga da CTTU - equipe de arte educadores que trabalha as pautas da mobilidade urbana. Com o título de “A Liga mandou dizer”, a iniciativa consiste em adaptar a brincadeira infantil “Seu Rei mandou dizer” para incentivar as pessoas a realizar a travessia de forma correta e segura.
“A ideia é fazer com que os pedestres ocupem os espaços seguros pensados para eles. A liga vai vestir as pessoas de realeza e atravessar junto com elas. Também serão entregues adesivos com uma mensagem de respeito ao pedestre”, explica Marcela Assis, gestora de Educação de Trânsito da CTTU.
Comentários