MST abre 2ª Feira da Reforma Agrária no Recife com produtos, debates e shows
Evento reúne agricultores familiares de todo o estado até sábado na Rua do Bom Jesus, com programação gratuita que inclui oficinas e apresentações
A capital pernambucana sedia, a partir desta quinta-feira (18), a 2ª edição da Feira Estadual da Reforma Agrária, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). O evento segue até sábado (20), na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, com entrada gratuita.
A feira busca aproximar o campo da cidade por meio da venda de alimentos agroecológicos, rodas de diálogo, oficinas temáticas. como de enxerto de mudas, e apresentações culturais. Agricultores familiares de diversas regiões de Pernambuco participam da iniciativa.
O evento vai contar com a presença de cerca de 100 agricutoras e agricultores, assentados e acampados, de todas as regiões de Pernambuco.
Segundo Jaime Amorim, dirigente nacional do MST no estado, o evento fortalece a relação do movimento com a sociedade. “As feiras são a nossa relação mais direta com a sociedade. É o momento de divulgar aquilo que nós estamos produzindo e potencializar a nossa produção, mostrando para a sociedade o resultado de tantas lutas e das conquistas que tivemos até hoje para a reforma agrária”, afirmou.
Na programação, estão previstas mesas sobre produção de alimentos, educação no campo, bioinsumos e crise ambiental, além de oficinas de agricultura urbana, capoeira e percussão. Também haverá espaço para debates sobre direitos sociais e participação popular.
No sábado (20), acontece a cerimônia de entrega de títulos de terra e assentamentos, com a presença do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A Feira acontece das 8 às 20h com a comercialização de produtos agroecológicos, mesas, debates e oficinas. Com o nome de “Festival por terra, arte e pão”, noites ficam reservadas para a programação cultural, que terá shows de artistas e grupos como De Cara com o Samba, Malícia Champion, Barro, Uana, Forró na Caixa, Reginaldo do Forró e Vannick Belchior.
Confira a programação completa
18/09 Quinta-feira
9h - Cerimônia de Abertura da Feira
15h - Mesa 1: Biofortificados como técnica para qualificar a produção de alimentos/ Mesa 2: Crédito Fundiário como instrumento complementar do programa da Reforma Agrária
17h - Debate sobre “Crise Ambiental: consequências e desafios para a agricultura camponesa”
19h - Mestre Bi
21h - De Cara com o Samba
22h - Malícia Champion
19/09 Sexta-feira
8h30 Oficinas: Enxertos de mudas e plantas, percussão e capoeira
9h Mesa 3: Desafios da Educação do Campo como Instrumento de Elevação do nível de escolaridade, conhecimento e consciência das bases acampadas e assentadas/ Mesa 4: Bioinsumos - Superando os insumos químicos na produção de alimentos
11h30 Intervenção: LGBT+ na luta pela Reforma Agrária/ Lançamento dos novos produtos da Reforma Agrária
15h Debate: Pautas e organização das periferias + Ato de Solidariedade/ Debate: Reforma Agrária e a Produção de Alimentos Saudáveis com João Pedro Stédille
18h Ato Político: Plebiscito Popular: Por um Brasil mais justo e soberano
19h Reginaldo do Forró
21h Laís Senna convida Larissa Lisboa
22h Dunas do Barato convida Fred 04
20/09 Sábado
11h Cerimônia de entrega de títulos, crédito e assentamentos da reforma agrária para famílias pernambucanas
15h Oficinas: Pronaf, Conab, Adepe, Água como direito, SARA/INSA, Cannabis Medicinal, Agricultura Urbana
17h Ato de Encerramento: Samba da Classe Trabalhadora com Jorge Riba e convidados
19h Vannick Belchior
21h Barro convida Uana
22h Forró na Caixa
SERVIÇO
2ª Feira Estadual da Reforma Agrária do MST
Data: 18 a 20 de setembro de 2025
Hora: 8 às 20h
Local: Rua do Bom Jesus, S/N, Bairro do Recife, Recife - PE
Comentários