Moradores da Rua Piauí em Camaragibe alertam para problemas em muro de arrimo
Moradores cobram providências urgentes da Prefeitura após um ano de descaso
Escute essa reportagem
Há cerca de oito anos, os moradores da Rua Piauí, no bairro dos Estados, em Camaragibe, celebraram a construção de um muro de arrimo que conteve a barreira por trás de várias casas.
No entanto, desde o último inverno, a estrutura tem apresentado sinais de deterioração, necessitando urgentemente de manutenção. As autoridades fazem ouvidos moucos.
Diversas rachaduras surgiram no muro, incluindo uma maior na base, e a situação se agrava durante as chuvas. A água infiltra pela encosta, causando alagamentos em residências como a da dona de casa Aurineide Barbosa.
Em vídeos gravados por ela, é possível ver a quantidade de água que invadiu sua casa durante a última tempestade.
O imóvel apresenta infiltração nas paredes, e a moradora foi obrigada a suspender eletrodomésticos para evitar danos maiores. Alguns, já estão deteriorando e o medo de adquirir doenças transmissíveis por ratos já virou uma realidade.
Água desce pela encosta e invade casa de moradores da Rua Piauí
A comunidade está preocupada com a segurança e aguarda por uma solução das autoridades para evitar que os problemas se agravem com a continuidade das chuvas. A reportagem feita por Rafaella Pimentel também pode ser conferida no Youtube da TV Tribuna PE.
Desde o ano passado que começou a infiltração no local. A chuva bate no muro de arrimo, entra pelas frestas, que já são visíveis, e desce para a casa de moradores. As autoridades têm tratado essa dor com descaso, da mesma forma que está acontecendo no bairro de Santa Mônica (saiba mais aqui).
Quando a lágrima é recebida com desdém
“Desde que começou esse buraco que a casa alaga d'água. A gente chama o pessoal da Defesa Civil, chama a Prefeitura de Camaragibe, eles dizem que vêm amanhã e não vêm, disse afirmou a dona de casa Aurineide Barbosa.
“Um dia desses, um homem veio aqui e disse que eu não tinha estudado e que eu estava errada. Ora, eu moro aqui há 22 anos. Mesmo quando o muro era de barro, a gente não estava sofrendo com a casa alagada de água”. Aurineide Barbosa, Dona de Casa
Segundo Aurineide Barbosa, a vida diária tem sido um transtorno. Ela precisa suspender móveis e lidar com água suja dentro de casa.
De acordo com a funcionária pública Luciana Borges, mesmo depois que a chuva passa, a água continua minando da barreira por dias. Luciana, também moradora da comunidade, espera que a prefeitura venha o mais rápido possível solucionar os problemas do muro de arrimo.
"A casa fica cheia de água. Quando a gente vai ao banheiro, acordando de madrugada, molha os pés nessa água, que ninguém sabe de onde sai, porque ela vem fedendo. Quando a água escorre da barreira, não tem um caminho certo aqui na rua". A Prefeitura de Camaragibe foi procurada pela reportagem e não deu retorno.
Comentários