Morador em situação de rua morre após levar choque em barraca de lanches no Centro
Vítima foi arremessada para a calçada após tocar em estrutura metálica ligada à rede elétrica
Escute essa reportagem

Um homem em situação de rua morreu após sofrer uma descarga elétrica em uma barraca de lanches, na Rua da Conceição, bairro da Boa Vista, área central do Recife. O caso aconteceu por volta da 13h desta sexta-feira (1º), segundo testemunhas. A vítima foi identificada apenas como Sérgio, de 47 anos.
De acordo com relatos, Sérgio havia ido a uma casa lotérica para sacar um benefício social. Antes, parou no trailer para pedir um pouco de comida. Ele teria encostado em uma parte metálica da estrutura e recebeu a descarga elétrica. O corpo foi arremessado para o meio da calçada.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou reanimar a vítima, mas Sérgio não resistiu.
“Levou a descarga”
Um amigo que acompanhava Sérgio no momento da tragédia relatou o ocorrido.
“Ele vinha receber o trocadinho dele, que todo mês recebe, viu uma senhora comendo. Aí foi pedindo antes de tirar o dinheiro dele. Ele pediu um pouco de comida, né? Por fome. Aí foi a tragédia que aconteceu. Levou a descarga”, contou Luciano José da Silva, também em situação de rua.
Luciano descreveu o momento em que tentou ajudar o amigo.
“Ele pegou no alumínio. Quando eu fui puxar ele, ele me jogou pro lado. ‘Vai para lá, Luciano’. Aí eu pensei que era brincadeira dele. Quando eu vi, ele desliga a tomada, desliga. Quando eu vi, todo mundo... Ele já viu. Ele já puxou com a mão preta. Com tudo preto.”
Fiação improvisada ligava barraca à rede elétrica
Durante a perícia, os técnicos constataram que a energia utilizada na barraca vinha de uma extensão ligada à caixa de energia de um prédio do outro lado da rua. O fio cruzava a via suspenso, preso a uma árvore, e apresentava vazamento de corrente elétrica. Equipamentos específicos foram usados para identificar o risco.
Outros casos de choque
Segundo comerciantes da região, a tragédia poderia ter sido evitada. Uma vendedora, que preferiu não se identificar, relatou que já havia levado choque no mesmo local, cerca de duas semanas antes do acidente fatal.
“Acho que é a quinta pessoa que está levando o choque. Inclusive eu levei um choque. Uns 15 dias atrás, estava chovendo muito quando eu toquei lá, fui arremessada para trás e falei para ela, ‘amiga, tem que ter cuidado, isso aí está dando choque, a carga elástica’. E foi 5 horas normalmente, aí precisou acontecer isso aí, o rapaz vir a óbito para ela tomar as providências. Veio desligar agora, depois que uma pessoa morreu.”
Investigação
A Polícia Civil esteve no local, e o caso deve ser investigado como morte a esclarecer. A Prefeitura do Recife e a Neoenergia foram acionadas para apurar as responsabilidades sobre a ligação irregular e fiscalizar outros pontos semelhantes.
Comentários