Metroviários de Pernambuco entram em greve; desta vez por tempo indeterminado
A partir da 0h desta sexta, todas as 36 estações do Metrô do Recife, que atende cerca de 180 mil passageiros por dia, serão fechadas para a população
Escute essa reportagem

Os usuários do metrô do Recife vão voltar a sofrer mais do que o normal do dia a dia. Isso porque, na noite desta quinta-feira (10), os metroviários decretaram greve por tempo indeterminado com 100% da frota paralisada.
Dessa forma, a partir da 0h desta sexta, todas as 36 estações do Metrô do Recife, que atende cerca de 180 mil passageiros por dia, serão fechadas para a população.
De acordo com o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) apresentou uma proposta de reajuste salarial de 3,45%. Inicialmente, o pedido dos trabalhadores era por um reajuste de 25%, levando em consideração as perdas salariais acumuladas nos últimos anos.
No entanto, após a primeira audiência de conciliação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6 Região (TRT6), o percentual solicitado pelos trabalhadores caiu para 7%, em concordância com uma sugestão do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Só que, durante a reunião da manhã desta quinta (10), a CBTU sugeriu um reajuste de 3,45%. Além disso, a empresa afirmou não poder estabelecer uma elevação do piso salarial da categoria, que atualmente é de R$ 1.900. A outra reivindicação dos trabalhadores, que também não foi atendida, era pela garantia de estabilidade em caso de privatização do sistema.
Comentários