Metrô do Recife volta a funcionar normalmente nesta segunda
Depois de 23 dias de paralisação, categoria volta às atividades após Governo Federal se comprometer com recuperação do metrô entre outras reivindições
Escute essa reportagem

O Metrô do Recife volta a operar normalmente a partir da zero hora desta segunda-feira (28). A decisão foi tomada na última sexta-feira (25), em assembleia da categoria, após o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) conseguir do Governo Federal o compromisso com a recuperação do sistema e o atendimento a parte das reivindicações dos trabalhadores.
Entre os principais pontos propostos no acordo estão, além da garantia de recuperação do Metrô, a restituição dos valores descontados (em folha suplementar), até o quinto dia útil do próximo mês; reajuste de 3,45%, de acordo com o IPCA; pagamento do piso salarial em cinco níveis; garantia de Acordo Coletivo Especial em caso de privatização ou extinção do Metrô do Recife, com garantia de emprego; redução de jornada e revisão do Programa de Emprego e Salários (PES) da instituição, a ser apresentado em 20 dias.
A greve dos metroviários durou 23 dias e foi precedido de duas paralisações de advertência, uma de 24 horas e outra de 48 horas. De acordo com o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, a categoria volta às atividades, mas se manterá mobilizada e atenta. "Manteremos o estado de greve e teremos nova assembleia, no próximo dia 5 de setembro, para avaliar a resposta da CBTU", disse.
Comentários