X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Metrô do Recife volta a funcionar normalmente nesta segunda

Depois de 23 dias de paralisação, categoria volta às atividades após Governo Federal se comprometer com recuperação do metrô entre outras reivindições


Imagem ilustrativa da imagem Metrô do Recife volta a funcionar normalmente nesta segunda
|  Foto: Divulgação / Tempus Comunicação

O Metrô do Recife volta a operar normalmente a partir da zero hora desta segunda-feira (28). A decisão foi tomada na última sexta-feira (25), em assembleia da categoria, após o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) conseguir do Governo Federal o compromisso com a recuperação do sistema e o atendimento a parte das reivindicações dos trabalhadores.

Entre os principais pontos propostos no acordo estão, além da garantia de recuperação do Metrô, a restituição dos valores descontados (em folha suplementar), até o quinto dia útil do próximo mês; reajuste de 3,45%, de acordo com o IPCA; pagamento do piso salarial em cinco níveis; garantia de Acordo Coletivo Especial em caso de privatização ou extinção do Metrô do Recife, com garantia de emprego; redução de jornada e revisão do Programa de Emprego e Salários (PES) da instituição, a ser apresentado em 20 dias.

A greve dos metroviários durou 23 dias e foi precedido de duas paralisações de advertência, uma de 24 horas e outra de 48 horas. De acordo com o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, a categoria volta às atividades, mas se manterá mobilizada e atenta. "Manteremos o estado de greve e teremos nova assembleia, no próximo dia 5 de setembro, para avaliar a resposta da CBTU", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: