X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Metrô do Recife será privatizado; governadora aprova decisão e fala em sucateamento

Autorização do Governo Federal foi publicada no Diário Oficial da União. O Sindmetro-PE dará coletiva neste sábado (24)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Metrô do Recife será privatizado; governadora aprova decisão e fala em sucateamento
Metrô do Recife vem sendo alvo de muitas críticas por parte da população por causa dos constantes problemas apresentados pelas linhas |  Foto: Divulgação / André Monteiro / Tempus Comunicação

Depois de 40 anos de funcionamento, o Metrô do Recife vai ser concedido à iniciativa privada. Quem garante é o Governo Federal, que autorizou a medida em publicação no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (22).

Atualmente, o metrô é gerido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública vinculada ao Ministério das Cidades.

Mas essa concessão não vai acontecer da noite para o dia. Antes de tudo, os bens imóveis e ativos da União que são necessários para o funcionamento do transporte serão transferidos para o Governo de Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra vê com bons olhos essa concessão à iniciativa privada. Segundo ela, o equipamento não tem mais condições de continuar nas mãos do poder público. “O metrô do Recife está sucateado. Ele anda a 17 km/h, coloca em risco a população”, justificou.

Raquel garantiu que ainda não há um prazo para que o Governo do Estado receba a transferência da titularidade.

Enquanto isso, mediante procedimento licitatório único, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estará à frente de todo o processo de concessão.

Vale a pena lembrar que o Metrô do Recife vem sendo alvo de muitas críticas por parte da população por causa dos constantes problemas apresentados pelas linhas.

O mais recente caso aconteceu na última segunda-feira (19), com a interdição da Linha Sul. O problema foi solucionado apenas no dia seguinte.

RESPOSTA DO SINDICATO NESTE SÁBADO (24)

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) resolveu convocar uma coletiva de imprensa, neste sábado (24), com o presidente Luiz Soares, para tratar da decisão do Governo Federal de conceder o Metrô do Recife à iniciativa privada. O encontro vai acontecer na Estação Central do Recife, das 7h às 8h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: