Marco Zero do Recife terá mobilização contra feminicídio
Instituto Banco Vermelho realiza neste sábado (10) ato em prol do feminicídio zero
Neste sábado (10), às 16h30, o Instituto Banco Vermelho realizará um ato público na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, em defesa do fim da violência contra a mulher. O evento integra a programação da instituição para o Agosto Lilás, mês de conscientização para o combate da violência contra a mulher, e também faz citação aos 18 anos da Lei Maria da Penha, um marco fundamental na luta contra a violência doméstica no Brasil.
Durante o evento haverá a colagem de lambe-lambe por um coletivo de mulheres e a exposição de 18 bancos vermelhos cenográficos, simbolizando os 18 anos da Lei Maria da Penha. A programação também contará com a apresentação da Orquestra 100% mulher.
Para Paula Limongi, diretora executiva do Instituto Banco Vermelho, o ato deste sábado é um chamado à conscientização e à mobilização da sociedade civil. "A Lei Maria da Penha completa 18 anos de existência, e nossa luta é contínua. Nossa batalha precisa ser falada, compartilhada, dialogada, ouvida... Em todos os espaços. Somos o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Não podemos mais admitir esse número. Lutamos pelo feminicídio zero. Esse enfrentamento precisa ser coletivo e, por isso, contamos com a presença da sociedade civil para este momento", destaca Paula.
A iniciativa tem o apoio da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), além do incentivo da Uninassau e da Brownbar.
INSTITUTO BANCO VERMELHO
Fundado em 2023 por Andrea Rodrigues e Paula Limongi, o Instituto Banco Vermelho nasceu do impacto do feminicídio na vida dessas duas pernambucanas. Transformando o luto em luta, o Instituto tem como missão principal o feminicídio zero, engajando a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização.
Comentários