Linha Centro do Metrô do Recife é fechada após problemas na rede elétrica
Problemas recorrentes expõem sucateamento do sistema metroviário e prejudicam milhares de usuários.
A rotina dos usuários do Metrô do Recife foi novamente marcada por transtornos nesta quinta-feira (27). Imagens que circulam nas redes sociais mostram cenas cada vez mais frequentes: passageiros descendo dos trens e se arriscando ao caminhar pelos trilhos para alcançar as plataformas, devido à falhas estruturais que paralisam o sistema.
O problema desta vez, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), foi registrado na energia de tração entre as estações Recife e Werneck, forçando o fechamento completo da operação da Linha Centro. A CBTU informou que a causa da falha está sendo verificada e, até o momento, não há previsão para o retorno da circulação dos trens.
SUCATEAMENTO E UMA CRISE SEM FIM
Os recorrentes problemas no Metrô do Recife expõem a urgência de melhorias e investimentos no sistema. Nos últimos meses, o transporte metroviário tem sido afetado por uma série de incidentes graves, que vão desde falhas elétricas, paralisação de profissionais e até incêndios, evidenciando o sucateamento da infraestrutura.
RAMAL CAMARAGIBE FICOU PARADO APÓS INCÊNDIO
O ponto mais crítico foi o incêndio ocorrido em 25 de outubro, envolvendo um trem do Ramal Camaragibe (Linha Centro). As chamas de grandes proporções forçaram os usuários a evacuarem rapidamente a composição, inclusive pelas janelas. A CBTU atribuiu o acidente a um curto na rede elétrica. O incidente causou a interrupção da Linha Centro por uma semana, com a operação só sendo retomada na manhã do dia 1º de novembro, necessitando de reforço nas linhas de ônibus enquanto o sistema não estava normalizado.
GREVE POR MELHORIAS E INVESTIMENTOS
Um dia após a reabertura da Linha Centro, os Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) anunciaram greve por tempo indeterminado. A categoria cobrava, principalmente do Governo Federal, melhores condições de trabalho, investimentos urgentes para o sistema e se posicionavam contra a privatização do Metrô do Recife.
A paralisação teve fim na noite de 5 de novembro, após uma audiência de conciliação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6). O Tribunal solicitou que a CBTU se comprometesse a, em 30 dias, estudar o plano apresentado pelo Sindmetro-PE e dar uma resposta concreta às demandas mais urgentes.
RELEMBRE OUTROS CASOS DE PROBLEMAS NO METRÔ DO RECIFE
A crise no Metrô do Recife não é novidade. Diversos incidentes têm marcado ao longo dos anos e em especial 2025:
- 27 de agosto (Linha Sul): Falha na rede aérea afetou mais de 60 mil usuários.
- 10 de junho (Linha Centro): Princípio de incêndio na Estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. O problema começou quando uma roda de aço travou nos trilhos, provocando atrito, fumaça intensa e até chamas, tudo registrado por passageiros.
- 05 de junho (Ramal Camaragibe): Defeito elétrico causou o desligamento de um disjuntor.
- 04 de junho (Ramal Jaboatão): Problemas técnicos pararam trem no percurso, forçando passageiros a descerem nos trilhos.
- 17 de abril (Linha Centro): Pane causa paralisação da atividade de todas estações da linha.
Comentários