Júri Popular condena 'Lázaro de Pernambuco' a 43 anos de prisão e oito meses
Ele ainda é acusado de feminicídio e vai enfrentar o julgamento pela morte de ex-companheira
Escute essa reportagem
O Júri Popular condenou Edson Cândido Ribeiro, 37 anos, conhecido como "Lázaro pernambucano ou Lázaro de Pernambuco", pela morte, estupro e roubo da agricultora Jailma Muniz da Silva, que tinha 18 anos.
Ele foi condenado a pena de 43 anos e 8 meses em regime fechado. A sentença foi proferida pelo juiz Gabriel Araújo Pimentel, que determinou ao réu 30 anos por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), 10 por estupro e 3 anos e oito meses por furto de celular da vítima.
Os crimes ocorreram no município de Glória de Goitá. Jailma estava indo levar o café da manhã da mãe, numa lavoura, quando foi abordada por Edson durante a manhã, capturada e morta com facadas.
Edson Cândido também vai responder pelo crime de feminicídio de sua ex-companheira: Kauany Mayara Marques da Silva, de 19 anos. Ela era sua companheira. Foi morta por não querer mais o relacionamento e seu corpo foi jogado num bueiro, tendo sido encontrado em estágio avançado de decomposição.
O Júri Popular ocorreu em Glória de Goitá, com Carolina Aguiar atuando como assistente de acusação e Rafael Bento Lima como defensor público. Edson chegou ao local de cabelo cortado e, no início do julgamento, erguia o rosto para cima, sem sinal de sentimentos. Normalmente, os acusados chegam escondendo o rosto, por vergonha, e com o semblante abatido.
Edson já havia participado de outros crimes e estava em liberdade provisória antes de matar duas mulheres: um estupro e outro roubo. Pelas leis brasileiras, quando o condenado cumpre 1/3 da pena, ele pode ser liberado de forma provisória, Como Edson é reincidente de estupro, precisa cumprir pelo menos 1/2 da pena para voltar a ter liberdade provisória. Mas ele ainda vai ser julgado pelo feminícidio da companheira.
A sentença de condenação foi proferida no final da tarde do dia 17.
Comentários