Inmet emite alerta de chuva para municípios da Mata Sul de Pernambuco
Volume pode chegar a 50 mm em 24h e há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos
Escute essa reportagem

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para acumulado de chuva em Pernambuco. O aviso é válido entre às 10h desta terça-feira (29) e às 10h da quarta-feira (30) e inclui sete municípios da Mata Sul que podem ser atingidos por chuvas com volumes de até 50 milímetros por dia.
Municípios sob alerta
Devem redobrar a atenção as cidades de Água Preta, Barreiros, Gameleira, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré. Todas estão situadas na Mata Sul do estado, região com histórico de vulnerabilidade a alagamentos e deslizamentos de terra. Ipojuca, na Região Metropolitana, também pode está inserida no alerta.
Segundo o Inmet, as chuvas podem variar entre 20 a 30 mm por hora ou atingir até 50 mm no acumulado diário, o que caracteriza risco baixo, mas não desprezível, de transtornos como alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos, especialmente em áreas de encosta ou com histórico de desastres.
Recomendações à população
O órgão recomenda à população não enfrentar o mau tempo, observar sinais de movimentação nas encostas, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a chuva e seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Em caso de emergência, os números disponíveis são:
📞 Defesa Civil: 199
📞 Corpo de Bombeiros: 193
Situação nas últimas 24 horas
Por outro lado, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também divulgou nesta manhã o acumulado de chuva das últimas 24 horas, o que reforça o estado de atenção em diversas localidades da Zona da Mata.
🌧️ Maiores acumulados de chuva nas últimas 24h em Pernambuco
Cabo de Santo Agostinho – 67,3 mmIlha de Itamaracá – 66,6 mmBonito – 59,8 mmIgarassu – 56,7 mmIpojuca – 54,8 mm
Comentários