X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Igarassu e Canhotinho lideram iniciativa Carbono Neutro em Pernambuco

Iniciativa pioneira visa elaborar diagnóstico e implementar ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas em 30 cidades do país


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Igarassu e Canhotinho lideram iniciativa Carbono Neutro em Pernambuco
Priscila Lapa, gerente de Políticas Públicas do Sebrae/PE Sandra Paes, prefeita de Canhotinho Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE |  Foto: Paula Roberta - Sebrae/PE

Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e Canhotinho, no Agreste do estado, são os primeiros municípios de Pernambuco a firmar um compromisso com o Sebrae Pernambuco para a construção de ações voltadas à sustentabilidade climática.

Eles integram o grupo de 30 municípios do país convidados pelo Sebrae Nacional a participar do projeto-piloto “Território Carbono Neutro”.

Realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, a iniciativa busca elaborar um diagnóstico e propor medidas estratégicas para reduzir os impactos das mudanças climáticas. Em Pernambuco, a expectativa é que mais cinco municípios se juntem ao projeto, que será desenvolvido até março do próximo ano.

Analista do Sebrae/PE, Angélica Hatori explica que o projeto será realizado em duas etapas.

Inicialmente, será elaborado um diagnóstico sobre a maturidade dos municípios em quatro eixos: mudanças climáticas, ambiente de negócios, governança e capacidade administrativa. Com base nesses dados, será construída uma agenda prática, com ações a serem implementadas ao longo de dois anos.

Todas as ações serão desenvolvidas de forma colaborativa, com a participação de atores-chave pertencentes à gestão pública.

A proposta é que o diagnóstico seja o mais fidedigno possível, refletindo a realidade de cada município, e que a agenda de intervenções resulte em mudanças concretas.

Imagem ilustrativa da imagem Igarassu e Canhotinho lideram iniciativa Carbono Neutro em Pernambuco
Leonardo Carolino (de terno), gerente do Sebrae/PE para a Região Metropolitana do Recife Elcione Ramos, prefeita de Igarassu Angélica Hatori, analista do Sebrae/PE |  Foto: Ivonildo Pedro - SeCom Igarassu

Hatori destacou a importância do engajamento municipal. “A ideia é que o município assuma o compromisso com a pauta e esteja sempre em evolução neste tema.

Desastres climáticos são problemas globais e temos vivenciado situações que pedem foco, como calor extremo, chuvas inesperadas e outros eventos que não podem mais ser ignorados”, afirmou.

Os municípios participantes serão incluídos em uma plataforma que apresentará os resultados obtidos e classificará as cidades de acordo com seus níveis de maturidade.

Essa ferramenta permitirá acompanhar a evolução dos entes ao longo do tempo e dará visibilidade ao trabalho desenvolvido, especialmente no que diz respeito à atração de investidores interessados na pauta climática.

“Esse acompanhamento traz uma visibilidade importante para o município e o direciona para atuar em outras frentes, consolidando sua posição como referência na agenda de mudanças climáticas”, concluiu a analista do Sebrae/PE Angélica Hatori. Ainda há a expectativa de uma terceira fase no projeto direcionada para a captação de recursos que viabilizem as ações propostas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: