Hospitais públicos do Recife recebem espetáculo natalino dos Doutores da Alegria
Apresentações começam nesta quarta-feira (10) e vão até o dia 18 de dezembro
Os Doutores da Alegria celebram o encerramento das atividades de 2025 nos hospitais da capital pernambucana com o espetáculo Auto de Natal, que será apresentado nos cinco hospitais atendidos pelos palhaços o ano inteiro. A agenda começa nesta quarta-feira (10), às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos.
No dia 16, os palhaços estarão no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, às 9h30, e no Procape, às 11h30, em Santo Amaro. No dia 17, às 10h, é a vez do Hospital da Restauração, no Derby. A programação natalina termina no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, no dia 18 de dezembro, às 10h.
O espetáculo é um presépio musical de palhaços: a história mais conhecida da humanidade, o nascimento do menino Jesus, é contada pelo olhar dos Doutores da Alegria, com uma trilha sonora executada ao vivo pelos próprios artistas.
“Há mais de dez anos apresentamos este espetáculo nos hospitais. É uma mensagem de esperança para crianças e familiares que estão passando por momentos difíceis, enfrentando a doença de uma criança, e para os profissionais de saúde, que lidam com a vulnerabilidade todos os dias”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife, e diretor da peça.
Nove palhaços do elenco pernambucano compõem o presépio marcado por sensibilidade e graça. Maria e José ganharam versões nada convencionais, interpretados por Dra. MonaLisa (Greyce Braga) e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho).
Ao invés de Reis Magos, temos Os Reis “Magros”: Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio) e Dr. Micolino (Marcelino Dias), cheios de pompa e muita graça. O anjo é Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro) e a estrela-guia, Dra. Muskyta (Olga Ferrario), anuncia o nascimento. Nessa história, cada animal que compõe o presépio tem o seu jeitinho particular: a ovelha, Dra. Baju (Juliana de Almeida), o burrinho, Dr. Gonda (Tiago Gondim) e a vaquinha, Dra. Nana (Ana Flávia).
O trabalho dos Doutores da Alegria não é voluntário: o elenco é formado por artistas profissionais, com experiência na linguagem da palhaçaria. Os hospitais atendidos pelo programa Palhaços nos hospitais não pagam nada para receber as intervenções artísticas, que acontecem o ano inteiro. O trabalho é mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas.
AGENDA DO ESPETÁCULO AUTO DE NATAL DOS DOUTORES DA ALEGRIA:
- 10 de dezembro (quarta-feira), às 10h, no Imip
- 16 de dezembro (terça-feira), às 9h30, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz; e às 11h30, no Procape
- 17 de dezembro (quarta-feira), às 10h, no Hospital da Restauração
- 18 de dezembro (quinta-feira), às 10h, no Hospital Barão de Lucena
DOUTORES DA ALEGRIA
É uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 16 hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral, para jovens em situação de vulnerabilidade social e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, em São Paulo, e o Curso livre de Palhaçarias para Jovens, no Recife.
Para saber como contribuir com os Doutores da Alegria acesse: www.doutoresdaalegria.org.br.
Comentários